O que fazer se tenho filho pequeno e preciso trabalhar?

Não são poucos os pais que se perguntam: o que fazer se tenho filho pequeno e preciso trabalhar? A boa notícia é que é possível sim, ter uma vida profissional de sucesso sem descuidar do pequeno em casa. Para conciliar trabalho e família com êxito, no entanto, alguns passos são necessários. O principal deles é procurar um berçário de confiança para matricular o seu filho e, em parceria com a instituição, construir um ambiente seguro, que estimule o desenvolvimento do bebê.

Entre os benefícios de optar por um berçário para dividir os cuidados com o bebê e dar início ao seu processo de educação estão proporcionar a convivência com outras crianças e estabelecer uma rotina para o pequeno; ter a certeza de que o seu filho está aos cuidados de profissionais capacitados e garantir que ele tenha, desde cedo, o acesso ao melhor conteúdo educacional possível, tendo contato com valores e conceitos importantes para sua formação como ser humano, fortalecendo sua segurança emocional.

Neste post, você saberá o que fazer se tem filho pequeno e precisa trabalhar. Confira!

Crie uma estratégia antes de voltar ao trabalho

O primeiro passo para quem tem filho pequeno e precisa voltar ao trabalho é traçar uma estratégia para não descuidar nem da vida pessoal, nem da profissional. Por isso, é importante planejar o retorno à empresa com cuidado para ter certeza de que está tomando a melhor decisão para você e para sua família.

Nesse sentido, o primeiro ponto de atenção é com quem vai deixar o seu filho pequeno. Algumas alternativas estão disponíveis, como babá, familiares e berçário.

Apesar das duas primeiras opções, à primeira vista, parecerem mais cômodas, a longo prazo elas podem não apresentar tantas vantagens quanto investir em deixar seu filho aos cuidados de uma instituição especializada, que tem profissionais capacitados para não só cuidar das necessidades básicas do bebê como, também, estimular seu desenvolvimento.

Entenda as vantagens do berçário

Apesar de existirem outras opções para pais que trabalham fora continuarem exercendo sua atividade profissional mesmo com filhos pequenos, o berçário se revela a melhor alternativa por apresentar algumas vantagens indiscutíveis. Veja algumas!

Convivência com outras crianças

Um dos principais benefícios de optar por um berçário para deixar seu bebê durante o trabalho é a convivência que ele terá com outras crianças.

Ter a tranquilidade de que deixará seu filho em um ambiente seguro e que, ainda, oferecerá a oportunidade de ele interagir com outros bebês e aprender, desde cedo, a compartilhar e a desenvolver sua afetividade, não tem preço.

Estabelecimento de uma rotina

Não são poucos os pais que se chateiam com o fato de não conseguirem estabelecer uma rotina no cuidado com seu bebê. De fato, esse é um ponto muito importante para o desenvolvimento da criança.

Ao colocar o filho pequeno em um berçário, isso deixa de ser uma preocupação, já que o espaço trabalha com horários fixos para cada atividade, como refeições, descanso e brincadeiras.

Profissionais capacitados

Outro benefício de deixar seu filho pequeno aos cuidados de um berçário é a garantia de que ele estará assistido por profissionais capacitados para função. Essa qualificação abrange, entre outros pontos, a capacidade de não só suprir as necessidades fisiológicas do bebê, como ir além e trabalhar também aspectos como formação ética do ser humano.

É essencial que a criança tenha acesso, desde bebê, a uma educação integral, em um ambiente acolhedor e afetivo.

Acompanhamento do desenvolvimento do bebê

Um berçário de qualidade oferece para os pais o relatório completo do desenvolvimento do seu bebê. Essas informações são valiosas por estimular que os responsáveis saibam se a criança está se desenvolvendo de acordo com o que se espera para sua idade.

Por meio da parceria pais e berçário é possível, ainda, identificar possíveis questões de comportamento da criança, como dificuldade em dividir suas coisas com os colegas, por exemplo.

Alimentação balanceada e saudável

Garantir que seu bebê tenha acesso a uma alimentação balanceada, saudável e adequada às suas necessidades é outro benefício de deixar o filho pequeno aos cuidados de um berçário.

Instituições sérias e confiáveis garantem acompanhamento nutricional e oferecem refeições preparadas de acordo com a faixa etária das crianças, com acompanhamento das recomendações dos pediatras.

Estímulos adequados para a idade da criança

Outro ponto importante de preferir um berçário para deixar o bebê durante o trabalho é ter certeza que os profissionais responsáveis por cuidar das crianças oferecerão os estímulos adequados para os pequenos se desenvolverem dentro do esperado para sua faixa etária.

Diferentemente de pessoas que não têm essa capacitação, como avós e babás, os profissionais do berçário conhecem, por exemplo, o tipo de atividade mais adequada para cada idade.

Faça uma pesquisa ampla

Agora que você conheceu alguns benefícios de deixar seu bebê aos cuidados de uma instituição confiável, é preciso escolher o berçário certo para seu filho. Além de avaliar pontos como localização, investimento e horário de funcionamento, é preciso saber também se a instituição tem valores alinhados com os seus, como família.

O melhor berçário é aquele que não só tem uma boa infraestrutura, mas, também, oferece um ambiente acolhedor, repleto de afetividade. Esse é um ponto central da educação infantil! Para ter certeza de que acertou na escolha, não deixe de pedir recomendações a amigos e familiares e visitar mais de uma vez o potencial berçário do seu filho, pois é preciso ter segurança na hora da escolha.

Acompanhe o desenvolvimento da criança

Berçário escolhido e bebê matriculado, chega a hora de acompanhar de perto o desenvolvimento da criança, o que pode ser feito com a parceria com a instituição de educação infantil. A participação, o envolvimento e o apoio dos pais é indispensável para que o bebê se sinta seguro e se desenvolva da melhor forma possível.

Não são poucos os pais que se deparam com a situação acima descrita: “tenho filho pequeno e preciso trabalhar”. A boa notícia é que, hoje, há inúmeras instituições de educação infantil qualificadas para dar apoio nesse momento tão delicado e atuar em parceria com os pais para fornecer um ambiente acolhedor e que estimule o desenvolvimento da criança.

Confiar em um berçário para deixar seu bebê durante o dia de trabalho é uma tarefa que exige pesquisa. Apenas dessa forma você garante que seu filho está aos cuidados de uma instituição que compartilha dos mesmos valores da família. Outro ponto importante é ter atenção ao processo de adaptação para que a criança se sinta o mais confortável possível no novo ambiente e se desenvolva como o esperado.

Quer ter acesso em primeira mão a outros conteúdos como este? Curta nossa página no Facebook!