Rafael Sampaio está na 1ª série do Ensino Médio e obteve 950 pontos, de questionário valendo 1000, por seu conhecimento e compreensão sobre o livro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell
O incentivo à leitura vem de casa, mas foi no Clube do Livro, atividade do Colégio Brasil João Pessoa, em que Rafael passou a ter mais vivência com a literatura e os livros. Assim, sua curiosidade e interesse cresceram, a ponto de o estudante procurar concursos e olímpiadas literárias para colocar em prática o que já compreendia com os estudos literários.
Com o apoio do Colégio, ele começou a procurar por olimpíadas estudantis com foco em literatura. “No ano passado, o Colégio participou da Olímpiada de Português. Por curiosidade, entrei no site e li que os mesmos organizadores promoviam a Olimpíada Nacional de Literatura. Ao me inscrever, fui mais uma vez surpreendido, pois a obra que seria avaliada na prova era a obra ‘A Revolução dos Bichos’, de George Orwell, a mesma que se discutia no Clube do Livro”, conta.
Rafael participou da categoria Júnior 4. A competição foi on-line e aplicou um questionário com diferentes tipos de perguntas e desafios sobre a obra indicada. Por sua participação e conquista no 3º lugar, o estudante recebeu dos organizadores da olimpíada um certificado de Menção Honrosa e a medalha de bronze.
“Deus me guiou e me abençoou para essa conquista, pois ele tudo vê, e viu que aquele era o momento certo de participar, já que estava envolvido a leitura da obra escolhida para a minha categoria”, afirma.
O estudante agradece à família pelo incentivo à leitura desde pequeno ao apresentar leituras da Bíblia para a infância e gibis, como descreve sua mãe, Lídia Faria Sampaio Simão.
“Acreditamos que através da leitura teremos cidadãos com uma consciência crítica mais saudável. À medida que Rafael crescia, fizemos assinatura de um clube de livros infantis, e a cada mês recebíamos uma publicação de temas educativos. Assim, ele foi se apaixonando pela leitura e pela literatura”, conta a mãe.
Rafael também fala sobre esta vivência com a leitura. “Percebo que após eu ter desenvolvido o hábito da leitura, consigo expressar meus pensamentos de maneira mais clara, escrevendo e falando de forma mais coerente. Além disso, tenho prazer em dedicar um tempo para ler, seja um livro de contos ou um livro que ensina sobre algo do meu interesse”.
Clube do Livro
O Clube do Livro é um projeto em que, a cada trimestre, a turma lê um livro como forma de estimular o contato com a literatura e expor-se a novos gêneros textuais.
A cada quinze dias, as aulas de Língua Portuguesa são destinadas à realização de uma leitura coletiva, em que também são debatidos os capítulos lidos em casa.
Colégio Batista Brasil João Pessoa
Sobre o Colégio Batista Brasil João Pessoa, Rafael conta que, apesar de ter entrado no ano passado, quando estava no 9ª ano, já percebe que a escolha que teve junto à sua família em estudar na instituição de ensino foi significativa, “pois, confirmou o propósito de vida do Colégio com a educação integral baseada nos valores cristãos”.
O estudante falou mais sobre a instituição: “No Batista, pude desenvolver e aprender habilidades tanto intelectuais como emocionais. Aqui descobri a minha capacidade de ser protagonista do que escolherei para o meu futuro e planejá-lo com a ajuda dos professores e de Deus”.