A Rede Batista de Educação sempre inova na preparação dos seus estudantes, oferecendo experiências práticas, como o itinerário “Viralizou”, de Ciências da Natureza, dos Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil, que recentemente realizou uma simulação realística de controle de um surto hipotético de dengue em uma cidade.
A iniciativa, liderada pela professora do itinerário “Viralizou”, que também leciona Biologia no Colégio Batista Mineiro Nova Lima – Alphaville, Bárbara Sperandio, busca não apenas desafiar os estudantes a aplicar seus conhecimentos teóricos em um contexto real, mas também promover a conscientização sobre questões de saúde pública, estimular o trabalho em equipe e a tomada de decisão.
Durante cinco dias, os estudantes assumiram diferentes papéis, como médicos, pacientes e vizinhos responsáveis por alertar sobre os focos do Aedes aegypti. Os feedbacks foram positivos, com os estudantes destacando a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática, a dinâmica colaborativa da simulação e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como trabalho em equipe e tomada de decisão.
Segundo a educadora, esses projetos desempenham um papel crucial no desenvolvimento acadêmico dos estudantes do Ensino Médio, permitindo-lhes aplicar conceitos teóricos em situações reais e promovendo uma compreensão mais profunda dos temas estudados. “Além disso, estimulam habilidades fundamentais como resolução de problemas, pensamento crítico, comunicação eficaz e colaboração, preparando os estudantes para os desafios futuros, tanto acadêmicos quanto profissionais”, afirmou.
Bárbara enfatiza a importância do engajamento contínuo dos estudantes em projetos como esse, pois oferecem uma plataforma valiosa para o desenvolvimento holístico dos estudantes, preparando-os para os desafios e oportunidades que encontrarão ao longo de suas vidas acadêmicas e profissionais.