Os estudantes da 3ª série das unidades do Colégio Batista Mineiro passaram por um verdadeiro treino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dias 22 e 29 de setembro. Trata-se do Enem Institucional, um simulado que tem o objetivo de prepará-los para o segundo maior exame nacional do mundo, que, neste ano, será realizado nos dias 4 e 11 de novembro.
O Enem Institucional é um projeto pedagógico que assume a característica de concurso, uma vez que são premiados os estudantes de melhor desempenho das unidades Betim, Buritis, Floresta, Ouro Branco e Uberlândia, onde foi realizado.
O Enem Institucional do Batista aplica provas inéditas, mas que possuem similaridade dos procedimentos do exame oficial. Em vista disso, estabelecem-se regras em relação ao horário de chegada e saída, obrigatoriedade do uso de caneta esferográfica de tinta preta, proibição da utilização dispositivos eletrônicos, entre outras.
Assim como ocorre no Enem, foram dois dias de provas. No primeiro dia, os estudantes fizeram uma redação e responderam a 90 questões das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, foi a vez da aplicação de 90 questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
Ao que tudo indica, os estudantes do Batista se saíram ainda melhor do que o esperado nas avaliações. As estudantes Mariana Delfino e Ana Clara Bento Rodrigues, da unidade Floresta, por exemplo, gostaram do resultado que obtiveram no primeiro dia de prova e dizem que estão mais confiantes para o exame oficial. “Acho superimportante essa iniciativa, porque realmente nos prepara para o Enem”, disse Mariana. “Essa é uma forma de ganharmos experiência e resistência para o dia [oficial]. Isso porque o nível das questões do simulado pode ser comparado com o nível das questões do Enem”, afirma, por sua vez, Ana Clara.
O estudante Carlos Araújo também destaca a similaridade do projeto com o Enem. “Principalmente por ser realizada no horário do Enem, essa prova do Batista trabalha a questão da organização do tempo para a chegada, além de trazer redação e questões bem contemporâneas e abrangentes”, pontua.