Na sala do 1º ano do fundamental nosso trabalho com a leitura e escrita se torna cada dia mais intensificado. É através dos livros que viajamos e transpomos de um lugar a outro. Em nossas aulas de alfabetização, promovemos momentos estimulantes de contato com os livros. Organizamos um ambiente bastante acolhedor, com caixas de revistinhas, livros, jornais e diversos portadores de textos.
Escolhemos e adequamos um local apropriado como nossa biblioteca, tapetes na sala e outros locais, para que as crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis.
Realizamos a Roda da Leitura e a Roda de Notícias, nas quais as crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Neste momento a professora destaca as informações fundamentais sobre o livro, o jornal, a revista, enfim, informações tais como autor, ilustrador, título, a capa, fonte, etc. Instigando a turma sobre o que imaginam a respeito da história a partir do título, da ilustração da capa.
Em outros momentos permitimos que as crianças que já sabem ler realizem a leitura ou contem uma história lida para toda a turma. O importante é que todos tenham acesso aos livros, mesmo aqueles que ainda não dominem a leitura.
O trabalho com leitura deve ser rico e variado e deve ser um facilitador para que a criança identifique e selecione informações de vários portadores de texto. Desde uma simples receita a uma notícia de jornal, procuramos levar e enriquecer nossas aulas com fontes inesgotáveis de informações. Utilizamos várias estratégias a fim de auxiliar a criança a interagir com a escrita e a compreender todo e qualquer tipo de texto. O importante é formar em nossas crianças a aptidão de se tornarem leitoras para vida. De modo que se sintam inspiradas para ler e traduzir a sua própria leitura por meio do pensamento e da arte de criar sua própria escrita.