Das 120 equipes selecionadas em todo o Brasil, as unidades Martins e Granja Marileusa levarão 10 para a competição
O Colégio Batista Mineiro tem como uma de suas missões a inovação; por esta razão, foi uma das primeiras instituições de ensino a colocar na sua grade curricular o ensino da robótica desde a Educação Infantil até o 9º ano. Os professores também recebem capacitação contínua que possibilita aprender sempre o que existe de novo nesta ciência.
A Unidade Martins participa de torneios há mais 10 anos, enquanto a Unidade Granja Marileusa participou pela primeira vez, neste ano. Por esta razão, quando começam os torneios de robótica, as atenções se voltam para os estudantes do Colégio Batista Mineiro Uberlândia pelas conquistas e colocações importantes já obtidas em torneios regionais e/ou nacionais de robótica.
O mais recente deles ocorreu no dia 30 de setembro, sábado, na cidade de Uberaba, com o torneio de robótica do Triângulo Mineiro que selecionou equipes da região para participar da mais aguardada competição, o Torneio Brasil de Robótica.
As unidades do Colégio Batista Mineiro Uberlândia – Granja Marileusa e Martins levaram equipes com estudantes com idades entre 9 e 15 anos. A idade de cada participante determinava a modalidade em que ele apresentaria seu trabalho.
Na modalidade Kids 2 (7 e 10 anos), os estudantes das duas unidades apresentaram, com suas equipes, os trabalhos científicos produzidos a partir do tema do torneio e fizeram competições na mesa com robôs criados por eles. As categorias Middle 1 (10 a 12 anos) e Middle 2 (12 e 15 anos) também puderam apresentar seus robôs com competências para a realização de tarefas e competições, além de demonstrar ideias enriquecedoras para a ciência.
Das 55 equipes inscritas no torneio regional do Triângulo Mineiro, 23 foram classificadas para o Torneio Brasil de Robótica, sendo que 10 são formadas por estudantes das duas unidades do Colégio Batista Mineiro Uberlândia.
Para o diretor Marciley Neves, a robótica que os estudantes, auxiliados pelos educadores, estudam e desenvolvem no Colégio Batista Mineiro Uberlândia mostra como a instituição de ensino segue em sua missão de inovação. “Plantar valores, cultivar conhecimento, compartilhar sabedoria são caminhos que desenvolvemos no Colégio para que os estudantes alcancem o protagonismo deles. Como sempre afirmamos, aqui temos a educação como propósito de vida”, conta.
O Torneio Brasil de Robótica acontecerá em Brasília nos dias 9 e 10 de dezembro. O tempo agora é de estudos e treinos, pois eles precisam aprimorar e enriquecer o projeto de pesquisa sobre o tema “Ações para um mundo melhor” e treinar seus robôs para os desafios que encontrarão na mesa de competição.
Saiba mais sobre o ensino da robótica e outras informações sobre o projeto pedagógico dos Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil no nosso site Rede Batista de Educação.