O Projeto Literário 2015 trouxe novidades para as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Após a seleção de obras de autores já consagrados, os alunos exploram em esquema de rodízio dezenas de títulos. O tema da mostra é “Revivendo os Clássicos da Literatura”.
Ao todo, serão cerca de 30 livros por criança durante todo o ano letivo. Além da leitura, são realizados workshops, debates, mesa redonda, apresentação de releituras e registro no diário literário. O acervo completo, fica disponível na biblioteca Carolina Cassete, para empréstimo e leitura em família, a permanência com os exemplares pode durar até 7 dias.
A apresentação do projeto, realizada no sábado (04.07), entre 9 às 11h e 15 às 17h, movimentou nas salas mais de 500 visitantes.
Os alunos prepararam uma brilhante explanação e nos moldes de exposição, receberam os convidados nas salas de aula, explorando o universo de cada obra. Murais, fotografias, confecção de peças de artesanato, mostra de objetos, técnicas de colagem e pintura de telas ilustraram o espetáculo.
A tarefa é classificada como interdisciplinar já que alia o estimulo à criatividade com todo o conteúdo estudado. “As obras são exploradas em sua totalidade, em geografia aprofundamos na cartografia, em história, na análise do período e contexto histórico, em língua portuguesa desenvolvemos a biografia dos autores e criamos jogos matemáticos relacionados com a história”, esclarece a coordenadora pedagógica, Lissandra Braga.
Para proporcionar dinamismo, algumas turmas trabalharam várias versões de obras clássicas e outras escolheram autores já consagrados. Romeu e Julieta, Os Três Porquinhos e Robson Crusoé são exemplos de versões, entre os autores selecionados estão Cecília de Meireles, Ruth Rocha e Ziraldo.
“Acreditamos no poder da leitura, que construirá em cada um desses leitores, a consciência de que o conhecimento será um poderoso aliado na sua formação de indivíduo e cidadão. Para os adultos essa é uma valiosa oportunidade de reviver histórias que conheceram na infância, relembrando momentos felizes”, finaliza o diretor do Colégio Batista Mineiro (Unidade Betim), Pastor José Paulo da Silva.
Confira as fotos