Alunos do Ensino Fundamental II e Médio, professores e funcionários do Colégio Batista Mineiro Unidade Ouro Branco foram às ruas cumprir mais uma das propostas do projeto ‘Qual é o tamanho da sua corrupção? Uma ação em prol de um país mais digno’, coordenado pela professora Maria Tereza Tôrres M Estevam. De acordo com a coordenadora a intenção é levar à população uma proposta de conduta de compromisso e responsabilidade com a integridade coletiva e despertar a consciência ética e política, bem como mostrar a relevância do exercício de uma cidadania plena, além de debater e identificar as pequenas corrupções nas ações diárias e refletir sobre suas consequências.
Os alunos produziram painéis com resultados de pesquisas e entrevistas com os pais e comunidade em geral, cartazes com charges e tiras, faixas com dizeres ‘Qual é o tamanho da sua corrupção? Uma campanha em prol de um país mais digno’ e distribuição de folhetos educativos nas avenidas e comércios da cidade. “O projeto vai de encontro às nossas propostas pedagógicas, que primam pela formação integral de um indivíduo com consciência ética e política, transformador de si mesmo, do outro e do mundo e sabedores de que essa construção deve ser resultado de uma educação que prime por ações que levem o aluno a dialogar, debater, vivenciar, propor, superar desafios, ou seja, uma educação contextualizada e interdisciplinar, viva, crítica e humana”, explica Maria Tereza.
Além disso, o Projeto culminará na participação dos alunos no 7º Concurso de Redação 2015 promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) e inscrição do Colégio Batista na proposta do Concurso como Escola-cidadã. Este ano a CGU propôs o tema ‘Pequenas corrupções – diga não’ com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao controle social, ética e cidadania. De acordo com a diretora do Colégio Batista Unidade Ouro Branco, Sandra Márcia Coelho, em 2014, alcançamos o 2º lugar nacional no 6º Concurso de Redação da CGU, com a aluna Ana Cecília, hoje cursando a 3ª série do Ensino Médio, e o tema foi ‘LAl – Lei de Acesso à Informação – um direito de todos’.
Confira as fotos