Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Batista Mineiro aprenderam mais sobre como resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas através da parceria entre o Colégio Batista e a PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) por meio do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) que propõem um diálogo permanente entre a Escola, a Polícia Militar e a Família, para discutirem questões correlatas ao eixo drogas. “Vivemos em um mundo recheado de atrações que, quase sempre, são traiçoeiras, levando os adolescentes a cometerem erros, muitas vezes, irreversíveis. O Proerd existe para complementar a educação preventiva e salutar que queremos dar aos nossos filhos e alunos alertando e conscientizando-os, para que façam as escolhas certas”, reforça a professora do Colégio, Ludimar Diniz.

 No dia 3 de julho, na Igreja Batista da Lagoinha, o Proerd formou mais de 250 alunos do Batista. O curso, aplicado por policiais militares, ensina de forma cativante, descontraída e significativa, maneiras de resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas. As aulas foram ministradas durante o primeiro semestre de 2015, uma vez por semana, no horário normal de turno e com duração de 40 minutos. “Aprendi que as drogas é a pior coisa que pode acontecer com o ser humano, e isso vou levar pelo resto da minha vida”, ressalta a aluna Gabriela. Os alunos João Márcio e Túlio também aprenderam como agir em situações de riscos, tomar decisões certas, resistir às drogas e à violência.

“Penso que a parceria entre o Colégio Batista e o Proerd ajuda o nosso aluno a tomar decisões responsáveis e seguras sobre todos os tipos de drogas, conduzindo a sua vida de madeira responsável e saudável”, afirma a professora do Colégio, Carmem Lúcia. Para os alunos Arthur Reis da Silva e Bianca Pincer, o Proerd ensinou-os a seguirem o caminho certo e a resistirem às drogas, à violência e a outros males.

A filosofia do Programa prevê o direcionamento de ações para a comunidade escolar e, de forma especial, para os pais e responsáveis, promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção. De acordo com a Coordenação Estadual Proerd da PMMG, o projeto tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo se torna proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida das crianças.

Confira as fotos

Tags: