Das quadras do Colégio Batista Mineiro à convocação para Seleção Brasileira de futebol. O sonho de milhares de meninos e meninas foi alcançado pelo estudante Vitor Gabriel Reis Guimarães, 16, ao receber sua primeira convocação para a categoria sub-17. O atleta ficará em treinamento na Granja Comary por dez dias, em preparação para o torneio sul-americano da categoria, que será disputado em 2023. O jovem jogador, que atualmente atua nas categorias de base do Clube Atlético Mineiro, foi estudante do Batista e atleta da Escola Batista de Esportes (EBE) dos 8 aos 13 anos de idade.
Vitor conta que, desde os primeiros anos de vida, já havia percebido sua conexão com o esporte que está entre os mais populares do mundo. “Quando eu tinha 4 anos, meus pais viram uma faixa com um anúncio de uma escola de futebol no bairro onde eu moro. Insisti bastante para que eles me inscrevessem naquela escolinha e desde então me apaixonei pelo que faço”. Sua caminhada até a Escola Batista de Esportes teve início em 2014, quando recebeu em sala de aula um panfleto sobre um teste para a categoria sub-9 da equipe de futsal do Colégio Batista. “Sozinho resolvi me inscrever para o teste e cheguei em casa com o documento em mãos para os meus pais assinarem. Fui para a avaliação e passei. No Batista, vivi as melhores experiências da minha vida. Fiz grandes amigos e sou eternamente grato pelos ensinamentos sobre valores e princípios que o colégio me proporcionou. Levo esse aprendizado comigo até hoje”, relembrou.
Os ensinamentos da educação do Colégio Batista também foram lembrados pela família do atleta, que também expressou sua gratidão pela conquista do filho e relembrou os passos trilhados no esporte com o apoio dos educadores da instituição. “Jogando pela Escola Batista de Esportes, o maior aprendizado que o Vitor teve foi jogar com honra e lealdade, em todos os jogos. No Batista, por ser uma escola que ensina princípios e valores cristãos, esses são incorporados no esporte. A competição, a vontade de vencer e de ser campeão não estão acima da lealdade, da honra e do respeito aos companheiros e adversários”, destaca Sandro Reis Guimarães, pai do jogador.
Coordenador da Escola Batista de Esportes (EBE), Daniel Claber relembra que, desde menino, Vitor demonstrava seu talento para o esporte e que a família do estudante teve papel fundamental para o seu desenvolvimento. “Aos 8 anos ele já fazia parte da nossa equipe de futsal sub-9, com o professor Thiago, profissional admirado pelos pais e que percebeu o talento do estudante, sendo o responsável pelos primeiros passos do atleta no esporte. É muito gratificante saber que aqui, no Colégio Batista, por meio da EBE, o Vitor recebeu o apoio e os estímulos necessários para desenvolver suas habilidades e competências. Ressalto a postura da família que sempre acreditou em nosso trabalho e soube permitir que o Vitor vivesse cada etapa de sua vida”, afirmou.
Dedicação, esforço e foco
O futebol de campo é um esporte competitivo e de alto rendimento. Ser um atleta dessa modalidade esportiva requer esforço, dedicação diária e foco dos jogadores, desde as categorias de base. Para Vitor, o futebol é uma paixão que o ensinou a perseverar e a ter disciplina ao longo da vida. “Muitas vezes deixei de viajar, curtir com os meus amigos e ter momentos em família para treinar. Então, acredito que é necessário ter consciência de que é uma escolha. Minha dica para os meninos que, assim como eu, sonham em se tornar um atleta profissional é ter foco, determinação, nunca desistir e ter fé de que Deus está no controle de todas as coisas”, afirmou.
Convocação para a Seleção
A notícia sobre a convocação para a Seleção Brasileira sub-17 foi muito comemorada pelo Vitor, pela família e pelos educadores da Escola Batista de Esportes. O pai do atleta, Sandro Reis Guimarães entrou em contato com um dos ex-professores e, emocionado, dividiu a felicidade pela conquista do filho. “A convocação foi motivo de muita alegria e acima de tudo foi um momento de reconhecimento de um trabalho que ele desempenha há muito tempo. Nós, como família, vemos o esforço diário dele nos treinos, na alimentação, no cuidado com o corpo. Para nós, essa conquista é fruto de um desempenho pautado em muito trabalho, disciplina e esforço. A gratidão é algo que nunca acaba, e somos muito gratos ao Colégio Batista Mineiro”, ressaltou Sandro.
Para Vitor, a convocação é sinônimo de gratidão e de que vale a pena sonhar. “Era algo que eu tinha colocado como meta para este ano, um sonho de representar o meu país fazendo o que eu amo. A convocação significa que estou no caminho certo e que, se nos esforçamos e batalhamos todos os dias, é possível alcançar nossos sonhos e objetivos”.
“Desejamos ao Vitor Gabriel muito sucesso nesta oportunidade de servir à Seleção Brasileira e que sua garra e atitude o levem para novas conquistas em sua trajetória como atleta. Estamos todos na torcida”, declarou Daniel.