Na época em que era criança, ela brincava de ser professora das bonecas, dos amigos, dos primos… Aos 18 anos, a brincadeira acabou tornando-se uma realidade. Naquele tempo, ela ainda não poderia imaginar que alcançaria voos tão altos. Conhecida pela alegria contagiante, estamos falando da professora Sandra Coelho, a diretora da unidade Ouro Branco do Colégio Batista Mineiro. Pedagoga com pós-graduação em Psicopedagogia, Educação Infantil e Educação Inclusiva, há 23 anos a diretora faz parte da equipe do Batista, onde foi também professora e coordenadora pedagógica. Confira o bate-papo que tivemos com ela!
Quem é Sandra Coelho?
Uma pessoa determinada, exigente, dinâmica, alegre, que não se satisfaz com coisas rotineiras e que quer sempre inovar e atualizar. Minha família é o meu porto seguro, a minha alegria!
Quais são seus maiores sonhos?
Meu sonho pessoal é ser avó e acompanhar o desenvolvimento das etapas de vida do meu neto. Quero amar e participar ativamente da vida dele. Como educadora, meu sonho é que a educação contribua para uma trajetória acadêmica e profissional de sucesso, que seja transformadora de vidas, e que a alegria e os valores cristãos e éticos estejam presentes em todos os processos educacionais.
E por que escolheu ser educadora?
Escolhi pela oportunidade de ser um agente transformador de vidas. Educar é amar, doar, oportunizar ao outro o saber, compartilhar, ser solidário… Tudo isso nos leva ao ápice da felicidade, e por isso sou muito feliz.
Ser diretor de escola é…?
Ser um bom ouvinte, mediador, crítico, motivador de sua equipe, atualizado com as inovações do mercado. É buscar excelência em todos os processos e ter compromisso com a verdade.
Como enxerga a educação no Brasil?
A educação brasileira obterá sucesso a longo prazo, porque a principal mudança deve vir das pessoas que fazem a escola. É uma mudança profunda, de paradigmas, de compreensão do papel da escola, do que ela deve fazer em seu cotidiano. Outro ponto importante é a relação entre gestores, professores e família. Os processos educacionais precisam encaixar-se na lacuna existente entre as escolas e as demandas do século 21. Ao homologar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pretende-se alcançar uma nova etapa na educação brasileira, pois ela se alinha aos mais qualificados sistemas educacionais do mundo, expressando um compromisso com a promoção de uma formação integral e socioemocional. Essa é a nossa esperança de ter uma educação de excelência para todos.
O que diria para a nova geração de estudantes que quer seguir a carreira educacional?
Diria que a solução para um futuro melhor passa pela educação. Esse percurso educacional ajudará na formação de cidadãos íntegros, éticos, ativos e responsáveis, contribuindo assim para a construção de um mundo melhor para viver. Ensinar é uma alegria, mas o percurso exige dedicação, compromisso, sensibilidade e muito amor. A educação precisa de jovens transformadores e atuantes.
E, se pudesse dar um conselho para os estudantes, qual seria?
“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16.3).
Em nosso canal do YouTube sempre temos vídeos novos de pessoas que fazem a educação de verdade no Batista, além de uma série de conteúdos do universo escolar. Inscreva-se em nosso canal clicando aqui.