Na rotina da criança, entre troca de fraldas, banho, papinha e soninho, chega a professora de educação física com a estimulação psicomotora.
É isso mesmo! No Batista Baby do Colégio Batista Mineiro, os bebês e crianças têm aulas de educação física de forma lúdica, alegre e descontraída. A criança é estimulada a despertar para tudo que a cerca, fazendo com que tome consciência do seu esquema corporal. Os estímulos são feitos por meio de mecanismos de exploração sensorial, repetição, imitação, exploração do espaço e de materiais diversificados. “Desta forma, de maneira consciente e precoce, a estimulação psicomotora proporciona o desenvolvimento da independência, da autonomia, e da maturidade socioemocional, o que favorece uma melhor adaptação ao contexto escolar”, explica a professora de educação física, Andréa Cruz.
Marina Mendes Souza, mãe de Pedro Mendes Veríssimo, um ano, percebe o quanto essa estimulação corporal praticada na educação física é essencial para o desenvolvimento do seu filho. “Pedro participa desta atividade desde os cinco meses, e hoje, percebo nitidamente o avanço significativo no seu desenvolvimento em relação às outras crianças da mesma idade”, conta.
As aulas são ministradas uma vez por semana com duração de 50 minutos. Vários objetos pedagógicos são usados durante a aula como os blocos de encaixe que são o início da lógica operacional, material de espuma que estimula a subida e descida, o rolo que fortalece a coluna, a musculatura das costas, do tronco e ajuda na postura corporal. Arrastar a criança no lençol parece apenas uma brincadeira simples, mas de acordo com a professora Andréa, neste momento trabalha-se o equilíbrio, a percepção de espaço além de ser muito divertido. Já com as crianças maiores, o trabalho é realizado com espaguete, que é usado como um obstáculo, trabalhando o equilíbrio no andar e no pular.
Ana Luíza Otoni, mãe de Letícia Otoni, um ano e três meses, observa o quanto a educação física ajuda à sua filha nas percepções cognitivas e na interação com objetos e com quem está a seu redor. “Aqui ela aprende a compartilhar os brinquedos, e leva isso para qualquer ambiente, seja em casa, na casa das pessoas, ela não se importa em dividir, inventa brincadeiras, se diverte com o que tem, e com isso, percebo o quanto ela desenvolve o tato, a sensibilidade e a facilidade em montar e desmontar. Acho fantástica esta aula, pois sei que trabalha a força, o equilíbrio, enfim, trabalha toda a área corporal e vejo excelentes resultados no desenvolvimento da minha filha”, comenta.
A coordenadora de educação infantil, Vanúsia Macedo Vieira, explica que no Batista Baby a comunicação com as crianças é basicamente com o corpo. Elas estão no momento da descoberta do “eu”, da construção da identidade. Por ter consciência dessa responsabilidade, o Colégio Batista possui uma equipe de profissionais especializados, para atender as demandas das crianças e estimulá-las do ponto de vista psico e motor.
MATRÍCULAS ABERTAS – Berçário a partir de 4 meses
Confira as fotos