Evento discute direitos humanos e igualdade
Realizado entre os dias 7 e 14 de julho, com o tema “Direitos (Deveres) Humanos”, evento envolveu alunos e educadores do Ensino Médio. Em sua 14ª edição, o Congresso Jovem Cidadão, reuniu os estudantes em 10 comitês.
Por meio de sorteio, são decididos os assuntos que cada comitê apresenta. Os congressistas contam com o auxílio de um professor orientador. Entre os assuntos abordados alguns são artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como a escravatura, tortura, penas, tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, igualdade, discriminação, direito a proteção da lei, liberdade de opinião e de expressão.
Os estudantes são desafiados a pesquisarem informações de forma ampla, que deixem claro quais as contribuições (direitos e deveres) que elas trazem para o real exercício da cidadania. Além da apresentação escrita, sintetizada em um banner, contendo as informações básicas e relevantes sobre o trabalho, os alunos desenvolvem uma explanação oral. “A educação deve favorecer o desenvolvimento, a compreensão e a tolerância”, finaliza o diretor do Colégio Batista Mineiro, em Betim, José Paulo da Silva.
As apresentações aconteceram no auditório Samuel Maddox, na presença de uma Comissão Avaliadora, composta por educadores. Cada comitê teve 40 minutos para apresentar o resultado de suas pesquisas e 20 minutos para responder aos questionamentos feitos pelo público.
Os comitês lançaram mão dos mais variados recursos audiovisuais para enriquecer a apresentação, como painéis, vídeos, lâminas, slides em Power Point, encenações etc.
Em breve, os resultados de cada comitê e os vencedores na cerimônia de premiação, prevista para o mês de agosto.