Charge vencedora de autoria das alunas Giovana Melo Guimarães e Maria Clara Oliveira Santos Sena, alunas da 2ª Série C
A charge é um gênero discursivo muito explorado no dia a dia em sala de aula, já que por meio dela o aluno lê e compreende o ser humano e suas relações com o mundo de uma maneira crítica e/ou bem-humorada. Além disso, é um gênero muito cobrado no ENEM em todas as áreas de conhecimento.
Para desenvolver as habilidades de leitura, interpretação e produção textual dos alunos nesse gênero realizou-se, um Concurso de Charges na 2ª série do Ensino Médio. De maneira interdisciplinar, o projeto iniciou nas aulas de Língua Portuguesa, orientado pela professora Fernanda Riggio, com um estudo a respeito das diferenças entre charge, tira e cartum; a seguir, os alunos realizaram análises de várias charges trazidas por eles e, depois de se aprofundar no estudo desse gênero, produziram suas próprias charges, em dupla ou individualmente, nas aulas de Geografia e Língua Portuguesa. A professora de Geografia, Luciana Magalhães, sugeriu o tema FONTES DE ENERGIA, com os SUBTEMAS: usinas nucleares do Brasil; derramamento de óleo na Califórnia (2015); poluição atmosférica gerada pela queima de combustíveis fósseis; fontes alternativas de energia; o Brasil e o pré-sal; a crise energética no Brasil; impactos socioambientais gerados pelas hidrelétricas e consumo, produção e dependência energética.
As 18 melhores charges ficaram expostas e numeradas em um painel, para que os alunos da 2ª série, professores e demais funcionários da escola pudessem votar na sua preferida.
A charge vencedora, de número 12, é de autoria das alunas Giovana Melo Guimarães e Maria Clara Oliveira Santos Sena, alunas da 2ª Série C.