A fase de alfabetização da criança é um período muito importante para toda a família. É um período também em que surgem muitas dúvidas sobre como ajudar os pequenos a superarem os desafios da alfabetização.
Nesse momento, o convívio em família e o incentivo à leitura vão contribuir bastante para o aprendizado das crianças. Além disso, um jeito natural de contribuir para que a criança vivencie o mundo das letras é fazer do ambiente de convivência um espaço para a leitura e a escrita.
Para isso, separamos 7 dicas para os pais criarem um ambiente em casa que ajude o filho a passar mais facilmente por esse processo de alfabetização. Afinal, vencer os desafios dessa etapa é fundamental para que a criança tenha sucesso nas próximas fases do aprendizado.
Essa é uma das primeiras atitudes que os pais devem tomar. Afinal, a criança forma valores a partir de bons exemplos. Por isso, ter pais leitores é fundamental para o filho tomar gosto pela leitura, o que certamente contribuirá para a sua alfabetização.
Quanto mais contato a criança tiver com as letras, maior será seu interesse em aprender a ler. Por isso, é importante a família praticar diariamente a leitura em voz alta. Sendo assim, leia para a criança todos os dias poesias, narrativas, contos de fadas, parlendas…. Faça desse momento um tempo precioso com seu filho. Para isso, introduza o hábito de ler aos poucos de forma divertida e prazerosa.
Leia mais de uma vez o mesmo livro. Isso é importante para que a criança comece a recontar a história, no papel de leitora.
E, se a criança já deu seus primeiros passos na leitura, uma dica valiosa é você ler uma página do livro e ela a outra. Desta forma, você ajuda seu filho nas palavras em que ele tem dificuldade e acompanha sua evolução na leitura. Ao final do livro, conversem sobre a história. Pergunte se ele gostou, se indicaria o livro para algum um amigo. E, assim, os pequenos vão interpretando o conteúdo dos livros naturalmente!
Isso mesmo! É superdivertido e muito significativo para o processo de alfabetização. Pegue algumas cartolinas ou outro papel mais duro, escreva as letras do alfabeto em maiúscula, recorte as letras e distribua-as em uma caixa de ovos ou em uma mesa. A ideia é facilitar a visualização e localização das letras. Uma dica é fazer no mínimo dois alfabetos para os casos de repetição de letras.
Depois, brinque com seu filho de criar palavras como, por exemplo: bola, pipoca, cama, sapato, bolo etc. Mostre o desenho ou o objeto e peça para ele procurar as letras que acha que compõe cada sílaba. Isso pode ser feito de forma bem descontraída e divertida. A intenção não é que ele acerte tudo, mas sim que associe o som à sílaba.
Os espaços públicos oferecem uma infinidade de possibilidades alfabetizantes! Placas de trânsito, destino de ônibus, outdoors, letreiros, panfletos, faixas…. Enfim, os pequenos estão imersos em um mundo letrado e é ótimo que os diferentes elementos sejam aproveitados por eles.
Para isso, explorem esses espaços com seu filho brincando com as letras, com as palavras, com a escrita e a leitura. “Filho, olha aquele outdoor. Você sabe com qual letra aquela palavra maior começa?” “Isso mesmo é um “P” e está escrito PIPOCA”.
E, assim, por meio dessas situações a criança irá perceber as diferentes funções da escrita e fazer associações.
A cozinha é um ambiente de muita aprendizagem e diversão. Ao preparar as refeições, leia os rótulos das embalagens e as marcas dos eletrodomésticos junto com seu filho. Na maioria dos casos, estes são escritos em CAIXA ALTA, que é justamente o tipo que a criança assimila antes da letra cursiva. Aproveite e escreva uma receita de bolo com seu filho. É uma ótima oportunidade para inserir a escrita das letras e dos numerais.
Compreender o ritmo da criança é um dos pontos principais no processo de alfabetização. Por isso, os pais precisam ter paciência e compreensão redobradas.
Ouça com atenção o que o seu filho tem a dizer. Não minimize os sentimentos dele. Não o compare com outros coleguinhas de sala. Demostre afeto, carinho e seja um apoio no que ele precisar.
Para isso, mantenha contato com o professor do seu filho para se informar, fazer perguntas e obter mais orientações. Grupos de pais também é uma boa maneira de buscar apoio e dicas para ajudar ao seu filho a vencer os desafios da alfabetização de forma tranquila e natural.
Com essas dicas, esperamos ter conseguido ajudá-lo a criar ambientes alfabetizadores que contribuem para que seu filho tenha mais intimidade com a língua escrita e, dessa forma, encontre menos dificuldade para ler e escrever.
Gostou do nosso artigo sobre como ajudar seu filho a superar os desafios da alfabetização? Então, clique aqui e assista a este vídeo com mais algumas dicas de brincadeiras legais para ajudar na alfabetização das crianças!