A alfabetização infantil é um período marcante. É nesse momento, afinal, que as crianças aprendem não só a escrever e a ler mas ainda desenvolvem outras habilidades decisivas para seu crescimento. Durante esse período, o estímulo à leitura de livros paradidáticos é uma ótima forma de impulsionar a imaginação dos pequenos, desenvolver seus cérebros e ajudar a criar uma visão de mundo mais ampla.
Para apoiá-lo nesse momento tão importante do desenvolvimento da criançada, trouxemos para este post 6 dicas incríveis de livros para ler com seus filhos durante a alfabetização infantil. Confira!
No livro de Anne Guéry e Olivier Dussutour, diversão e aprendizado andam de mãos dadas. Com tradução de Eduardo Brandão, a obra da Companhia das Letrinhas traz uma tarefa simples para as crianças: encontrar, em 26 quadros de pintores famosos, uma letra escondida do alfabeto.
Ao procurar as letras camufladas, os pequenos têm a oportunidade de conhecer obras de arte de mestres da pintura, assim como de descobrir fatos relevantes sobre a vida dessas personalidades. Caso a letra não seja encontrada, é possível conferir a resposta no final do livro.
Em edição caprichada, de capa dura, essa obra é ideal para pais que querem estimular as crianças a terem mais familiaridade com as letras ao mesmo tempo em que desenvolvem o gosto pela história da arte. Interativo, o livro funciona como um jogo, promovendo também uma interação mais próxima entre pais e filhos.
O livro de Ruth Rocha, indicado para crianças de até 6 anos, conta a história de Joãozinho, um menino que passa a reconhecer no mundo as letras que aprendeu na sua escola. Em placas de ruas, outdoors e jornais o personagem descobre as palavras que, antes, pensava que eram apenas desenhos sem nenhum sentido.
A trajetória de Joãozinho envolve as crianças que, assim como o personagem, se empolgam ao ver sentido em imagens que, antes da alfabetização, não significavam nada para elas.
Parte da série Vou te contar!, o livro da editora Salamandra tem ilustrações de Madalena Matoso, o que torna a obra de Ruth Rocha ainda mais poética e gostosa de ler, além de ser sob medida para crianças que estão na alfabetização infantil.
Da coleção Barquinhos de Papel, o título usa linguagem familiar e coloquial, o que torna sua leitura fácil para crianças em fase de alfabetização. Com uma linda menina negra como personagem principal, a diversidade é trabalhada de forma delicada e graciosa no livro de Ana Maria Machado.
Ao longo das páginas da obra da editora Ática, um coelho branco sempre pergunta pelo segredo para a heroína ser tão pretinha. Ela dá muitas respostas engraçadas e leves, mas que, ao mesmo tempo, trabalham conceitos genéticos, mostrando que sua cor vem da sua mãe, da sua avó e de outros parentes mais distantes. Isso leva o coelho a procurar uma coelha preta para ter seus filhotes, que nascem das mais diversas cores: branco, cinza, malhado…
Com essa leitura, além de aproveitarem uma história muito divertida, os pequenos também terão a oportunidade de desfrutar de uma narrativa que é uma verdadeira homenagem à beleza negra.
Os pais que querem trabalhar não só aspectos da alfabetização infantil como também o característico amor das crianças pelos bichos podem apostar na obra de Edson Penha e Xavier Bartaburu. No livro, os bichos da nossa fauna são apresentados como nunca antes: por meio de informação, música e ilustrações.
Além do livro, há ainda um aplicativo e um CD com as músicas, o que torna o aprendizado mais divertido. Sim, é possível ouvir as canções feitas especialmente para a obra não só no aparelho de som como em tablets e smartphones!
Entre os animais que marcam presença na obra da editora Bamboozinho estão o tamanduá-bandeira, o jacaré e a arara-azul, celebrados com delicadeza nos poemas musicados. O livro é pedida certeira para trabalhar a diversidade da fauna brasileira, exaltada das mais diversas formas. Além dos poemas, a obra conta com pequenos textos com curiosidades sobre os bichos do Brasil.
A coleção da Editora Ática é voltada para leitores iniciantes e, por isso, tem letra em caixa alta. A série, escrita por Sonia Junqueira, apresenta desafios progressivos, sendo dividida em 1, 2 ou 3 Estrelinhas, de acordo com o nível de leitura da criança.
Os títulos disponíveis na Estrelinha 1 são O Galo Maluco, A Foca Famosa, O Pato e o Sapo, O Peru de Peruca, O Macaco e a Mola e Regina e o Mágico. Os livros da coleção Estrelinha, publicados há mais de 30 anos pela Ática, são perfeitos para as crianças que estão começando a se familiarizar com o mundo das letras.
Com linguagem direta e textos curtinhos, as obras usam rimas e apostam no humor para conquistar os pequenos, que se divertem aprendendo. As palavras somente com sílabas simples facilitam o entendimento das crianças que estão em fase alfabetização.
No livro de Tino Freitas com ilustrações de Ivan Zigg, personagens como o gato Salgado e o porquinho Rosado protagonizam uma história repleta de fantasia. A beleza das imagens é integrada com a melodia das palavras, deixando a obra sob medida para pequenos que estão aprendendo a ler e escrever.
Em edição capa dura, cada virar de página do livro reserva uma surpresa. A interatividade é outro ponto alto, com o leitor saindo do seu papel passivo para realmente participar. Os pequenos amam!
Incentivar a leitura desde cedo, logo na alfabetização infantil, é uma das melhores maneiras de apresentar a literatura para as crianças, estimular nelas o gosto pelos livros. Ao investir em obras como as que apresentamos aqui e transformar a leitura de histórias em um hábito, você não só se aproxima das crianças como também cria momentos de convivência valiosos, em que o aprendizado e a diversão dão a tônica. Comece agora mesmo!
Conhece algum papai ou mamãe que gostaria de dicas de livros para ler com os filhos durante a alfabetização infantil? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude!