Natureza, ciência, tecnologia, sustentabilidade e energia foram alguns assuntos estudados pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Os desfiles das turmas traziam um conceito, uma verdade, um questionamento sobre o tema Energia Pura.
Emoção, adrenalina, aprendizado e criatividade marcaram a Abertura Oficial dos Jogos Estudantis 2015, que aconteceu na manhã do dia 7 de julho no Colégio Batista Mineiro. Energia Pura é o tema do Jogos Estudantis, que nasceu a partir do momento em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como sendo o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias. As Diretoras Kátia Madureira de Oliveira Lança, das Séries Iniciais e Cláudia Beatriz Viana Arruda, das Séries Finais, receberam das mãos dos alunos a Bíblia e o candelabro, símbolos do conhecimento e da luz de Deus.
Entrada das bandeiras, a formação da Pirâmide Humana simbolizando a união e força para todas as equipes participantes dos Jogos Estudantis 2015, entrada da tocha olímpica que representa o ideal esportivo, o acendimento da pira, momento de muita emoção, superação de limites e solidariedade, traduzida no ideal do esporte, que diz que o importante é participar. Atletas do Batista competem, mas antes de tudo participam com alegria, emoção, solidariedade, amizade, amor ao próximo e acima de tudo, amor a Deus.
O Colégio é representado, em competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, pelos atletas da Escola de Esportes do Batista. Além disso, há alunos atletas independentes e que seguem uma carreira de sucesso no esporte. É o caso do aluno de 11 anos, Rafael Araújo, um dos principais pilotos de sua geração no kartismo nacional.
Os Jogos Estudantis acontecem a cada 2 anos, organizado pela equipe de professores de Educação Física do Batista e visa o entendimento e a prática das virtudes do caráter, do conhecimento contextualizado e prático, o reconhecimento e a valorização da cultura como parte da história da humanidade e, principalmente, neste momento, o incentivo à prática da atividade física, recreativa e competitiva, inserida no meio social escolar, visando a aplicação e obediência às regras, considerando o respeito ao próximo, a veracidade, o domínio próprio e demais virtudes.