Com a filosofia de educar integralmente seus alunos, o Colégio Batista Mineiro desenvolve várias atividades extracurriculares durante o ano. Entre essas ações, está o Sarau Literário. O evento cultural é realizado anualmente pela instituição e propõe aos alunos da 2ª série do Ensino Médio um estudo intenso sobre as manifestações artísticas dos movimentos literários.
A partir deste estudo, os alunos preparam apresentações artísticas envolvendo pintura, música, dança, poesia, teatro, entre outras. Além do aprendizado, a atividade possibilita o desenvolvimento da oralidade, clareza, objetividade e criatividade. “É um projeto de natureza educativa que contribui para a formação de pessoas para que tenham uma percepção aguçada, crítica e múltipla da realidade; que aprendam a ler a arte, a ciência, o homem, a natureza e o tecido sociocultural de forma reflexiva, sensível e integrada e que tenham um comportamento orientado pela cidadania, ética, criatividade e autonomia”, explica a coordenadora da série, Leia Aderlane.
Este ano, o Sarau Literário aconteceu nos dias 11, 12, 16, 17 e 18 de maio. Cada turma fez duas apresentações, uma às 18h para os próprios alunos e, às 20h, para familiares e comunidade. “O Sarau nos proporciona vivenciar uma época muito importante para a construção da nossa sociedade atual, e ainda, estimula o desenvolvimento cultural perpassando pela arte, música, poesia, livros e autores que marcaram a história”, comenta a aluna Sabrina Rigamonte.
Segundo Valseni Braga, diretor-geral da Rede Batista de Educação, há mais de doze anos o Sarau Literário desenvolve uma nova concepção do ensino da literatura. “O objetivo é trazer a discussão literária para o mais próximo possível da vivência do aluno, contextualizando as obras e trabalhando a integração entre os conteúdos e as disciplinas. É um evento cultural divertido e muito bem organizado”, completa o educador.