A contagem regressiva para o Enem está chegando ao fim, e o Colégio Batista Mineiro vem realizando diversas atividades e eventos com o objetivo de orientar e deixar os alunos das séries finais bem preparados para um dos momentos mais importantes da vida: a escolha da profissão e as provas eliminatórias para dar o primeiro passo na carreira profissional.
Exatamente por isso todas as unidades do Colégio Batista realizaram, no último fim de semana (23 e 24 setembro), o Enem Institucional, uma prova nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio. Já para o próximo fim de semana, mais exatamente no dia 1º de outubro (sábado), o Colégio Batista unidade BH Floresta realiza, das 8h30 às 12h, o Encontro Batista de Orientação Profissional (Ebop), que coloca os alunos em contato com profissionais que já estão no mercado e trazem informações sobre formação, área de atuação, remuneração e outras questões.
Aluno da 3ª série do Ensino Médio unidade Uberlândia, Daniel Coelho, de 17 anos, deseja cursar engenharia mecatrônica. Ele já fez o Enem Institucional como teste de conhecimento duas vezes e diz ser bem importante. “O simulado é mais uma chance para nos familiarizarmos com o exame, e ainda tem o incentivo da premiação. A forma como as provas são aplicadas e seu conteúdo são bem similares ao exame oficial realizado em todo país, e creio que atende às expectativas de todos os alunos do Batista, uma vez que é um meio de nos deixar mais preparados e confiantes. Após as provas, podemos analisar os pontos em que ainda temos dificuldades e, como a data acontece bem antes do Enem, ainda temos tempo para conversar com nossos professores sobre dúvidas, erros e também questões que podem cair de surpresa”.
Para o Ebop deste ano foram convidados profissionais e representantes de escolas de ensino superior de diversas áreas do conhecimento, favorecendo o contato do aluno com os profissionais. As coordenadoras pedagógicas da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro, Léia Aderlane Silva Castro e Júnia Batista Tavares Marcossi, explicam que os convidados compartilham com os alunos suas experiências de mercado, profissão e carreira salarial. Após a apresentação de cada participante, os alunos podem fazer perguntas e trocar ideias.
“O objetivo desses encontros é ajudar nossos estudantes a refletir sobre os aspectos mais importantes na escolha da carreira, como habilidades, interesses e mercado de trabalho, entre outros, e também conhecer as propostas dos cursos oferecidos pelo cenário educacional mineiro”, destacam as coordenadoras.