A cidade de Uberlândia aderiu ao programa Parlamento Jovem e convidou o Colégio Batista Mineiro (Unidade Uberlândia) para ser um dos fundadores do projeto na cidade.
No dia 13 de março, a Câmara Municipal de Uberlândia realizou a cerimônia de lançamento do 1º Parlamento Jovem no município. Nesta mesma ocasião, a tribuna da Câmara dos Vereadores foi ocupada pela aluna Brenda Campos Silveira que discursou em nome dos alunos do Batista defendendo a conquista, a ampliação e a participação dos alunos no legislativo, fortalecendo a democracia e criando novos espaços no âmbito das decisões parlamentares.
O Parlamento Jovem é um programa de formação política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que acontece no decorrer do ano letivo, em parceria com a PUC Minas e as Câmaras de Vereadores de Minas, destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento. A cada ano, um tema é trabalhado por meio de diversas atividades e eventos. Nos municípios, as Câmaras mobilizam escolas do ensino médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para viabilizar o projeto, formando assim uma extensa rede de educação legislativa em todo o Estado.
– Estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
– Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
– Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
– Incentivar o envolvimento das Câmaras Municipais em atividades de Educação para a Cidadania.