O Colégio Batista Mineiro foi convidado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) a participar do projeto Programação 1.0, uma iniciativa feita em resposta à importância da tecnologia no ensino dos jovens brasileiros. Como instituição de ensino inovadora e que sempre busca oferecer o que há de mais dinâmico e moderno em ensino-aprendizagem para a formação integral de seus alunos, o Batista é uma das 10 escolas do Brasil a receber este treinamento exclusivo, que foi realizado no dia 19 de maio e contou também como preparação para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
A partir de 2013, diversos países perceberam a necessidade de incorporar o ensino de programação à formação dos jovens ainda na idade escolar e movimentaram-se para criar políticas de incentivo, a exemplo do Programação 1.0 elaborado pelo Inatel.
Inspirado pela Olimpíada Brasileira de Informática – competição realizada anualmente e organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o Instituto de Computação da Unicamp –, o Programação 1.0 estimula a prática da programação, desenvolvimento do raciocínio lógico, trabalho em equipe, tomada de decisões, resolução de problemas, empreendedorismo e criatividade, motivando os participantes na busca constante de conhecimento e aumentando significativamente as chances de vitória na competição.
“O programa é oferecido gratuitamente e foi criado para atender alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o intuito de apoiar os colégios na busca por inovação e facilitar a inserção de novos conceitos e metodologias na área de educação. Como o Inatel é uma instituição com foco em tecnologia, o projeto insere os alunos em um ambiente científico que estimula o raciocínio lógico, pensamento estratégico, foco na solução de problemas, agilidade e trabalho colaborativo”, destaca Flávia Juliana da Silva, supervisora escolar das séries finais.