O Colégio Batista Mineiro Unidade Floresta recebeu, no último dia 27 de junho, os jogadores Fábio (goleiro), Henrique (volante), Léo (zagueiro) e Rafael Monteiro (goleiro) para um bate-papo com os estudantes. O evento faz parte do projeto “Educando na Copa” e a escola foi a primeira a receber a iniciativa. Cerca de 1000 estudantes participaram da ação.
O projeto nasceu após uma conversa entre o zagueiro Léo e Tinga, ex-jogador e ex-gerente de futebol do Cruzeiro, com o objetivo de transmitir aos estudantes princípios fundamentais para a carreira e todas as áreas da vida. “Tivemos uma conversa sobre essa ideia em janeiro. Então, nos reunimos com o Fábio, o Henrique e o Rafael, porque são jogadores mais próximos e que possuem princípios que queremos passar [aos estudantes] como exemplo. Eles são amigos, parceiros e uma referência também”, explicou Léo. De acordo com o jogador, a expectativa agora é que o projeto tenha continuidade. “Já têm surgido outros convites, em outros locais. Vamos tentar transmitir aquilo que o futebol tem passado para nós, para que a nossa vida seja referência para essas pessoas”, afirmou.
O “Educando na Copa” está em conformidade com a missão do Colégio Batista em contribuir para o desenvolvimento do ser humano por meio da educação integral, visando uma formação acadêmica que engloba a educação moral e alcança níveis de excelência nas dimensões emocional e espiritual. “Essa ação guarda coerência com a proposta pedagógica do Colégio Batista Mineiro. A educação aqui ocorre com muito foco em ética e formação socioemocional, assim como [faz] o projeto”, afirmou o Diretor-Geral da Rede Batista de Educação, o professor Valseni Braga, após parabenizar os jogadores pela iniciativa.
O bate-papo
Durante o bate-papo com os estudantes, o goleiro Fábio abordou o tema família. O jogador ensinou que, para se construir algo na vida, é preciso ter o alicerce familiar, que é uma base forte que sustentará toda a “construção” de uma vida. Justamente por estar alinhado aos mesmos valores do colégio, Fábio considera que foi um presente poder trazer o projeto para a escola. “A essência é Deus, para toda família ter a condição de buscar a paz dentro do seu lar. A família alicerçada em Deus consegue sair de todas as adversidades, como vem ensinando também o Colégio Batista para os alunos. O colégio é uma bênção, e estou muito feliz por estar aqui”, afirmou.
O volante Henrique, por sua vez, falou sobre a questão do bullying dentro das escolas. Ele explicou que o bullying pode ser identificado quando alguém comete atitudes repetidas de violência física, verbal ou psicológica contra outra pessoa. Conforme Henrique, se alguém não está gostando da brincadeira, então aquela brincadeira pode ter se tornado bullying. “E os ‘campeões’ não fazem bullying”, disse.
Já o goleiro Rafael conversou com os estudantes sobre a importância da educação. “A educação é o combustível para o crescimento na vida”, ensinou. Em seguida, o jogador Léo falou sobre amizade. Segundo o zagueiro, os verdadeiros amigos são aqueles que conduzem o próximo por um caminho de vitórias.
Após o bate-papo, os estudantes assistiram juntos ao jogo entre o Brasil e a Sérvia no telão que foi montado no colégio. Com muita alegria, eles comemoram a vitória da Seleção Brasileira, que garantiu classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo Rússia 2018.