A unidade Uberlândia do Colégio Batista Mineiro obteve mais uma importante conquista. Após disputar com jovens representantes de instituições públicas e privadas de todo o país, os estudantes do Ensino Médio, João Augusto, Patrick Martins e Victor de Souza, foram campeões da 20ª Jornada de Foguetes, organizada pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
A competição de nível nacional foi realizada entre os dias 15 e 18 de outubro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Para participar da Jornada, os estudantes, sob orientação do professor José Henrique Braga, fabricaram seus próprios foguetes utilizando materiais reciclados, como garrafas PET, papelão e chapas de raio-x. Na categoria em que foram premiados, foi utilizado ainda o propelente químico.
O foguete produzido pela equipe do Batista atingiu um alcance horizontal de 197,1 metros, marca que rendeu o título de campeão. Além da distância percorrida pelo foguete, a banca avaliadora analisou um conjunto de critérios, como: acabamento, originalidade, tamanho das aletas, segurança da base, estabilidade, gatilho, entre outros.
Mais do que o mérito de alcançar o primeiro lugar em uma disputa que reuniu os melhores do Brasil, a competição, de acordo com o diretor da unidade Uberlândia, professor Jean Silveira, está vinculada a uma das maiores necessidades atuais da educação, que é a proximidade de aplicação prática do conhecimento por meio de tarefas manuais, vindas do conceito da cultura maker. “Esse é um projeto que garante uma interdisciplinaridade muito grande ao trabalhar conteúdos de disciplinas como matemática, física e química e ainda a aerodinâmica”, afirma o diretor.
Histórico de conquistas
Esta é a segunda vez que uma equipe do Colégio Batista Mineiro de Uberlândia chega à etapa nacional da competição. Em 2015, os estudantes conquistaram a segunda colocação na disputa, e receberam troféu e certificado das mãos do astronauta Marcos Pontes.
A classificação para a 20ª Jornada do Foguete se deu após os jovens baterem seus próprios recordes na etapa regional da XVIII Mostra Brasileira de Foguetes, que serviu de eliminatória para a competição nacional.
A unidade Uberlândia coleciona também outro título nacional: no ano passado, foi bicampeã brasileira no torneio de robótica realizado pela World Robotics Olympiad (WRO), competição de robótica mais importante do mundo no segmento de educação. Além disso, no mesmo ano, a equipe de Uberlândia representou o Brasil na etapa internacional da WRO, que foi realizada na Tailândia.