O Sistema Batista Mineiro de Educação agora é Rede Batista de Educação que lançou, ontem, dia 19 de agosto, a renovação da identidade visual baseada no conceito de modernidade, criatividade, reforço dos seus valores e princípios. “Apresentamos a Rede Batista de Educação e a nova Identidade Visual. É a consolidação de um momento histórico para reafirmarmos nossos valores e construirmos juntos uma Educação de Verdade”, afirma o diretor-geral da Rede Batista de Educação, Valseni Braga.
A missão da Rede Batista de Educação vai além do ensino formal. É educar com os valores da palavra de Deus, é transformar alunos em cidadãos. Pessoas que se respeitam. Pessoas de atitude. Pessoas felizes. Dos 13 alunos de 1918, hoje são mais de 10 mil. De acordo com Valseni Braga, a segunda maior escola Batista no mundo e a mais presente nas redes sociais. “É uma Escola contextualizada para este tempo, que se renova todos os dias”, conclui.
O Batista recebe alunos com carinho e amor ainda bebês, educa em tempo integral durante todas as fases e o princípio é sempre o mesmo, a palavra de Deus. Através dos valores cristãos os alunos da Rede aprendem Ética, Caráter, Cidadania, Sustentabilidade, Domínio Próprio, Respeito, Perdão, Veracidade e também as matérias do currículo escolar como matemática, filosofia, português, física, história, sociologia, geografia, química, biologia, redação. Por isso, aquele Colégio de 1918 foi só o início de uma grande história…
O Batista é uma Rede, do berçário à pós-graduação, e em todos os níveis, educa para a ética, o respeito, a disciplina e o caráter. Com base nesses valores a premissa de inovar conduziu os traços do novo visual da marca que reafirma os valores e constrói a educação do futuro.
Veritas Vincit (A Verdade Vence) é o lema da Rede Batista de Educação, e todas as unidades transmitem esse ideal, para que as vidas que a Rede educa façam a Verdade vencer em todo o mundo.
A modernização da identidade visual da Rede Batista de Educação traz uma nova proposta de design, um posicionamento de força, sinergia, integração e potencializa os valores e princípios de todas as unidades da Rede Batista de Educação. O redesign das marcas representa não apenas uma nova identidade visual, mas simboliza um novo tempo em que o Batista terá como foco de atuação cinco valores centrais: Valores Cristãos, Ser Humano, Educação Integral, Inovação e Sustentabilidade. Para fortalecer a lembrança, cada valor é representado por cada ponta da estrela, que é o símbolo da Rede Batista de Educação. “Acreditamos que este redesenho das marcas conversa melhor com a geração atual e futura. Renovamos sim, porém, mantemos os nossos valores e renovamos o compromisso de mantê-los vivos”, ressalta o diretor de Comunicação e Expansão da Rede Batista, Claudinei Franzini.
A pesquisa interna demonstrou a vontade de atualizar a marca, respeitando o legado histórico, evoluindo para uma marca de fácil aplicação, contemporânea e sólida. O Brasão foi preservado e seus elementos (estrela, candeeiro, chama e livro do conhecimento) redesenhados, melhorando a percepção e qualidade da marca, trazendo mais modernidade na sua aplicação. Todo o trabalho de redesign da marca foi realizado pelo setor de Comunicação e Marketing da Rede Batista de Educação em conjunto com a agência de publicidade Aliás Comunicação.
De acordo com o presidente da Agência Aliás, Luiz Gonçalves, a Rede Batista de Educação, é um nome mais agradável, mais simples e evoca o trabalho em conjunto, é expansivo e ao mesmo tempo inclusivo, além de colocar o Batista em um patamar mais forte em termos de marketing e presença. Na marca visual da Rede Batista foi incluído, na inicial capitular, seu principal elemento simbólico – a estrela – um elemento forte, positivo, lúdico e que evoca a história do Batista. Foi incluído também o ano 1918, que é a data da fundação (1918) no selo oficial, reforçando o centenário vindouro.
Ao final do evento, foi anunciada a Campanha de Matrícula 2016, que é a primeira representação em que o conceito Educação de Verdade apresentada por meio de aspectos emocionais e reais do cotidiano das unidades. O tema trabalhado, desenvolve a ideia de que uma escola é boa pelo ensino que oferece, mas é ótima quando agrega valores, reforçando que a nação será próspera a medida que seus valores forem vivenciados e evidenciados.
O evento Veritas Vincit foi transmitido ao vivo para todas as Unidades da Rede Batista de Educação, que se reuniram em seus respectivos auditórios, sala interativa e pátio central para celebrar o momento histórico do Batista.
Confira as fotos