A 15ª Copa Mercantil do Brasil de Futebol foi realizada no Centro de Futebol Zico, no bairro Buritis, nos dias 22 e 23 de agosto. Das cinco equipes participantes das Finais, três eram do Colégio Batista Mineiro, e obtiveram dois títulos de campeã e um de vice-campeã.
A equipe Sub 17 Masculina foi a primeira a entrar em campo para as finais na sexta-feira, dia 22 de agosto, às 19h. A Final foi disputada entre Batista x Pitágoras em um jogo de muito equilíbrio, que terminou com o placar de 2×0 para a equipe do Pitágoras. A partida foi narrada ao vivo pela Rádio Itatiaia por Alberto Rodrigues e Ênio Lima. Com esse resultado, a equipe do Batista sagrou-se vice-campeã com destaque especial para o goleiro Guilherme, considerado o melhor goleiro da competição. Daniel Claber Simões, coordenador da Escola de Esportes do Batista, parabeniza o treinador Cacá e todos os atletas pela entrega e garra demonstradas durante toda a competição.
Logo depois, às 21h, aconteceu a Final da Categoria Mães entre Batista x Santa Dorotéia. A equipe entrou em campo buscando voltar ao topo da competição, já que havia sido campeã nas edições de 2010, 2011 e 2012 e ano passado foi derrotada na Final por penaltys, ficando com o vice-campeonato. E o que não faltou foi emoção, o Batista abriu o placar ainda no primeiro tempo com a atleta Solange, mas a equipe do Santa Dorotéia empatou o jogo no finalzinho da partida, levando novamente a decisão para os penaltys. As atletas do Batista converteram suas cobranças, enquanto o Santa Dorotéia desperdiçou uma cobrança, ficando um placar de 4×3 para o Batista. Este foi o 4º título em 5 anos desta equipe na competição, transformando o Batista no maior campeão da Copa Mercantil na Categoria Mães. Daniel Simões parabeniza toda a equipe pela unidade e empenho demonstrados, e ao treinador Daniel Pain pelo excelente trabalho.
No sábado mais emoção! Final do Sub 13 Masculino entre Batista x Sagrado Coração de Maria. A equipe do Batista que não havia sequer empatado na competição e estava com 100% de aproveitamento começou o jogo pressionando e perdendo muitas oportunidades de gol, terminando o primeiro tempo em 0x0. Já no segundo tempo com a mesma disposição, de buscar o gol a todo momento, foi o que aconteceu na metade da 2ª etapa, o Batista abriu o placar com o atleta Andres. Depois… foi só emoção! A equipe do Sagrado saiu para o ataque e o Batista se defendia e perdia mais gols na frente, até que aos 30 segundos finais a equipe do Sagrado teve um penalty polêmico a seu favor e teve a chance de empatar a partida e levar a decisão do jogo para os pênaltis. Mas para a alegria do Batista, o atleta do Sagrado bateu o penalty no travessão e a equipe do Batista garantiu a vitória por 1×0 e o título de Campeão. Conquista incontestável, já que foram 7 partidas e 7 vitórias! Daniel Simões parabeniza seus alunos pela campanha impecável conduzida pelo excelente treinador Phillipi Coelho. Agora, a equipe se concentra para mais uma final, a decisão da Copa Minas de Futsal que ocorrerá no dia 14 de setembro.
“Mais uma vez nos orgulhamos de nossas equipes e treinadores que têm conduzido muito bem todo o trabalho. Os resultados são frutos de um trabalho de excelência e do apoio dado pela nossa direção ao projeto esportivo da Rede Batista de Educação (RBE) que, sem dúvida, tem contribuído na formação de nossos alunos”, conclui o coordenador da Escola de Esportes do Batista, Daniel Claber Simões.
Confira as fotos