Começamos a estudar sobre as aves desde quando ouvimos a história do Birosca, um peixinho que estava preocupado com o meio ambiente. E pesquisando na Bíblia, descobrimos que Deus criou os peixes e as aves no 5° dia da criação. Após desenvolvermos sobre os cuidados com o meio em que vivemos, prosseguimos estudando sobre as aves e “deu pano pra manga”! Assim acontece a interdisciplinaridade!
A cor amarela estava presente nas aves mais conhecidas: na música Pintinho Amarelinho, na história do Patinho Feio, no milho que a Galinha Ruiva plantou, na parlenda A galinha do vizinho… O maternal II descobriu, experimentou e diversificou o vocabulário através das áreas do conhecimento.
Para enriquecer nossos estudos, fomos ao Biotério do Colégio Batista. O professor Rafael brilhantemente apresentou às crianças as aves: como nascem, onde vivem, o que comem, revestimento do corpo e a galinha chocando! Foi emocionante ver de perto tudo que a professora mostrou nos livros.
Na sala de aula, aprendemos um pouco da biografia do pintor Van Gogh. Observamos que o amarelo estava presente em várias obras dele. Para a Festa do Amarelo, fizemos a releitura da obra Girassóis e o “Para Casa” foi: trazer um objeto amarelo e vir vestido com alguma peça amarela.
Fizemos também a receita da gelatina amarela (de abacaxi). Gostoso mesmo foi saborear alimentos de cor amarela nessa festa: gelatina, bolo de cenoura, bolo de milho, milho cozido e pão de queijo. Sucos: laranja, maracujá, abacaxi, manga e caju.
Tivemos também o teatro da história da Galinha Ruiva e depois plantamos milho.
Como é bom estudar e experimentar!
Confira as fotos