No mês de setembro, as turmas do 3º Ano do Ensino Fundamental fizeram uma visita ao PROPAM (Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha) e aprenderam sobre a hidrografia de nossa cidade e os problemas que ela enfrenta.
A bacia hidrográfica da Pampulha foi um dos temas mais discutidos nesse passeio. A Lagoa da Pampulha, criada em 1940, tem enfrentado problemas ambientais muito sérios ao longo dos anos por conta da expansão urbana, uso inadequado do solo, falta de estrutura de saneamento básico, entre outros. Tudo isso resulta em danos irreversíveis para o nosso cartão-postal. Para tentar reverter essa situação, o PROPAM tem criado programas e projetos para tentar limpar a lagoa e trazê-la de volta à vida.
Logo depois, os alunos visitaram o Parque Ursulina de Andrade Mello, onde puderam ver nascentes que contribuem com água de qualidade para o bem-estar da Lagoa da Pampulha. Eles amaram descobrir que um grande rio nasce de uma pequena nascente. Além disso, possui uma rica vegetação com espécies típicas da mata atlântica e animais de diferentes espécies.
Foi uma excursão inesquecível e de muito aprendizado!
Confira as fotos