O seu filho não consegue se concentrar em uma atividade? Ele tem dificuldade para fazer cálculos, ler ou escrever? Muitos pais acreditam que o baixo rendimento escolar tem relação apenas com a pouca dedicação do filho aos estudos, porém o problema pode ser outro. Talvez aquele estudante tenha algum tipo de transtorno de aprendizagem.

Para trazer esclarecimentos sobre o assunto, o Colégio Batista Mineiro Unidade Ouro Branco realizou, no último dia 29 de novembro, o workshop educacional “Transtornos de aprendizagem: o que preciso saber?”. O evento contou com palestras da neuropediatra Franciane Ribeiro Pena, da neurologista Patrícia Brandão Reche e da psicóloga Marcela Ataíde Guedes.

Compreendendo a educação como forma de promoção do desenvolvimento e do conhecimento como ferramenta para o enfrentamento dos desafios educacionais, o workshop foi direcionado aos pais, estudantes, profissionais da educação e da saúde.

Conforme afirma a diretora da unidade Ouro Branco do Colégio Batista, Sandra Coelho, o workshop teve o objetivo de transformar a mentalidade das pessoas a respeito do assunto. “O evento visou proporcionar uma reflexão sobre a questão dos transtornos de aprendizagem vistos como problemas capazes de alterar as possibilidades de o estudante aprender independentemente de suas condições neurológicas. Contudo, sabemos que a família, a escola e a comunidade também exercem influência na formação das características físicas, emocionais e intelectuais e, por isso, vimos a importância do workshop; afinal, nenhuma pessoa se desenvolve sozinha”, destacou.

Tags: