Projeto Supermercado da Criança ensina como os estudantes podem contribuir na hora de ir às compras

Para muitos pais, levar as crianças para fazer compras no supermercado pode ser uma missão quase impossível. Essa realidade pode ser diferente se os pequenos aprenderem desde cedo a ter uma relação sadia com o dinheiro e a reconhecer a importância da escolha consciente dos produtos antes de colocá-los dentro do carrinho.

Por meio do projeto Supermercado da Criança, os estudantes do 1º período da unidade Floresta do Colégio Batista Mineiro vivenciaram um dia de “gente grande” e entenderam na prática como podem contribuir na hora de ir às compras. Dividida em várias etapas, a iniciativa foi realizada no mês de julho e teve como finalidade recriar um supermercado dentro da sala de aula utilizando apenas embalagens. Dessa forma, as crianças puderam participar de atividades distintas, proporcionando a elas o contato com o mundo real e imaginário, levando-se em conta a criatividade e a interdisciplinaridade.

Durante a primeira etapa, os estudantes participaram de todo o processo de classificação e separação dos produtos para a montagem do estabelecimento fictício. Supermercado pronto, é hora de entrar em ação! Nesta fase, cada criança se revezou para representar personagens. Enquanto alguns faziam as compras, outros ficavam no caixa para registrar os produtos comprados pelos coleguinhas, e os demais se alternavam nas funções de gerente e segurança.
O resultado do projeto não poderia ser diferente. De maneira dinâmica e interativa, os estudantes finalizaram as atividades agregando conhecimentos em educação financeira, organização, identidade, autonomia e consumo consciente.