Uma das principais preocupações do Colégio Batista Mineiro é que os estudantes que passam por ele, ao saírem, estejam aptos para tornar a sociedade um pouco melhor. Um dos muitos projetos desenvolvidos com os estudantes para que isso seja possível é o Projeto Criança Cidadã, direcionado exclusivamente para as crianças do 4º ano, com atividades características para a faixa etária.

O Projeto Criança Cidadã permeia todo o ano letivo do curso, uma vez que o Colégio desenvolve suas práticas a partir do entendimento de que a escola é um espaço de formação de verdadeiros cidadãos que podem transformar a sociedade. O desenvolvimento deste projeto é uma oportunidade de oferecer aos estudantes a compreensão de que cidadania é a participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia a dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

Alguns dos objetivos sempre alcançados com o projeto são a construção de uma imagem positiva de si, a valorização do diálogo, o conhecimento e a valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro e a adoção de atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, bem como a cidadania no trânsito, no esporte, na própria vida escolar e na família.

Na abertura do congresso deste ano, os estudantes do 4º ano apresentaram para suas famílias músicas e coreografias que abordaram a temática “Criança e Cidadania”. O evento contou com a presença do diretor-geral da Rede Batista de Educação, professor Valseni Braga, que se surpreendeu com as apresentações impecáveis dos pequenos estudantes. Durante a semana precedente à abertura, os pequenos estudantes se tornaram “congressistas”, assistindo a aulas especiais no auditório da unidade com a presença de representantes da Cemig, da Copasa, dos bombeiros e de outros que ajudaram a consolidar ainda mais o conceito de cidadania que dá sentido ao projeto.

Tags: