O Programa de Sustentabilidade da RBE pretende fazer com que todas as suas unidades escolares estejam totalmente autossustentáveis até 2025
A Rede Batista de Educação tem a inovação e a sustentabilidade entre seus principais valores. Por isso, investe em ações sustentáveis que visam a economia no consumo de água e energia em suas unidades educacionais e com projetos e programas que envolvem os seus estudantes e a comunidade escolar com a proteção ambiental. Uma das ações ecológicas ampliadas pela Rede Batista de Educação é a instalação de placas de energia solar fotovoltaica, responsáveis por realizar a conversão direta da luz solar em eletricidade através de células fotovoltaicas. A RBE investe em energia limpa, com isso, demonstra a sua atuação com a sustentabilidade e na responsabilidade ambiental, sendo exemplo na comunidade e nas cidades onde atuam seus colégios.
Três unidades do Colégio Batista Mineiro possuem minigeradores de energia solar, ou seja, já utilizam a radiação solar para gerar eletricidade, o que reduz o seu consumo de energia gerada por hidrelétricas, além de serem uma fonte de energia limpa e renovável que diminui significativamente as emissões de carbono.
A unidade Séries Finais – Floresta foi a primeira a operar e gera 138 KWp de energia. Já em Ouro Branco, com pouco tempo de uso dos painéis solares, o prédio gera toda a energia elétrica que consome, de 88,935 kW, e mais, ainda já supre outras unidades da Rede Batista de Educação.
Há outros colégios da RBE com instalações similares já contratadas e com as placas fotovoltaicas em fase de instalação. Em Betim a capacidade que está sendo instalada de energia gerada em um prédio é de 81,03 kWp e no outro é de 112,20 kWp.
O objetivo da direção é, em médio prazo, tornar todos os Colégios da Rede Batista de Educação totalmente autossuficientes quanto a energia elétrica consumida.
De acordo com o Diretor-geral da Rede Batista de Educação, professor Valseni Braga, com o Programa de Sustentabilidade, a RBE, posiciona sua missão à população na proteção ambiental, investindo em ações sustentáveis e energia limpa. “Este é só o começo, pois a nossa meta, é chegar em 2025, alcançando nosso reconhecimento a proteção do meio ambiente e poder dizer que todas as unidades dos Colégios Batista Mineiro e Brasil são autossuficientes na geração de energia fotovoltaica”, afirma.
Assim, as instituições de ensino da Rede Batista de Educação avançam para o futuro, ensinando aos seus estudantes como preservar o meio ambiente. Educação ambiental envolve ensinar aos estudantes ações sustentáveis, auxiliando-os na compreensão de um propósito de vida.
“Com isso, estamos dando um exemplo para a nossa comunidade escolar de que é preciso fazer esforços para a proteger e preservar a natureza, nosso bem precioso e essencial para as nossas vidas. Temos de ter a consciência de que o nosso consumo consciente contribui para a redução do desmatamento de áreas verdes para a construção ou ampliação de hidrelétricas. E é por meio de investimentos em projeto de sustentabilidade como esse, com o qual produziremos energia limpa, que contribuiremos para um mundo mais sustentável e responsável”, finalizou.
Praticando economia e investindo no futuro
Há mais de uma década, a Rede Batista de Educação vem realizando, em suas unidades educacionais, ações para economizar água e energia. Para tornar mais eficiente o consumo de água, modernizou e reformou banheiros, instalou vasos sanitários de baixo consumo de água, além da substituir torneiras manuais por automáticas.
Para obter mais eficiência no consumo de energia elétrica, tem como prática substituir equipamentos de ar-condicionado por modelos mais novos, com maior eficiência energética, com isso, ajuda a reduzir o impacto ambiental e promover práticas mais sustentáveis.
Além disso, há anos, todas as lâmpadas comuns, presentes nas salas de aulas, laboratórios e outros espaços das unidades de ensino, foram substituídas por iluminação de LED, gerando uma grande economia no consumo de energia elétrica para a instituição.