O domínio da língua oficial da China é menor entre crianças e jovens chinesas nascidas ou que vieram pequenas para o Brasil
Esta é uma preocupação de muitos pais da comunidade chinesa de Belo Horizonte: os filhos perderem o domínio da fala, da leitura e da escrita do idioma da sua terra de origem.
Por esta razão, e por saberem do compromisso que a Rede Batista de Educação tem com o ensino científico e com os valores e virtudes, a comunidade chinesa, junto com o Instituto Confúcio (IC), da UFMG, representado por seu diretor chinês, o professor Liu Yi, fechou parceria com a RBE para facilitar o acesso da comunidade chinesa que tem estudantes no Colégio Batista Mineiro BH Floresta.
Outro fator é a proximidade da instituição de ensino aos bairros onde mora e trabalha a comunidade chinesa.
As aulas de mandarim serão ministradas pelos professores do Instituto Confúcio e acontecerão na Escola Batista de Idiomas a partir de setembro. Além de receber os filhos das famílias da comunidade chinesa de BH, o aprendizado também será ofertado para os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Séries Iniciais ao Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro BH Floresta e para a comunidade estudantil do bairro.
O professor Liu Yi se mostrou muito satisfeito com esta parceria, que, além de incentivar mais pessoas a querer aprender o chinês, promove a cooperação econômica e a comunicação cultural entre o Brasil e a China.
“O Instituto Confúcio, da UFMG, tem o prazer de iniciar novas aulas de chinês no renomado Colégio Batista Mineiro, em sua escola de apoio Escola Batista de Idiomas. Com o apoio da UFMG, da Rede Batista de Educação e da comunidade chinesa, estamos confiantes no sucesso da educação do idioma na instituição de ensino. Esperamos estudantes de todas as etnias e classes no bairro do Colégio Batista para aprender a língua e a cultura chinesa”, disse.
O professor Liu Yi também falou sobre o corpo docente formado pelo IC. “Temos excelentes professores chineses da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong (uma das sete melhores universidades na China) e excelentes professores locais para garantir a alta qualidade da educação chinesa”, conta.
Para a diretora da Escola Batista de Idiomas e coordenadora do Ensino Bilíngue bilingue da RBE, Rita Miranda, esta parceria com o Instituto Confúcio é também o reconhecimento à Escola Batista de Idiomas por proporcionar ensino exemplar língua inglesa. “Uma nova semente foi plantada na Escola: receber os filhos das famílias da comunidade chinesa de BH para o ensino do mandarim; também poder passar este aprendizado à nossa comunidade estudantil é acolher e ensinar um idioma que traz uma bagagem cultural extraordinária e mundial. [Estou] muito feliz e esperançosa por nascer aqui esta parceria”, conta.
Por falar em cultura, Rita afirma que é importante que a história e a tradição de um povo andem junto com o ensino da língua. “Elas andam juntas – acredito que, para aprender um novo idioma, é preciso vivenciar a cultura do lugar, da região. E aqui tem isso, que chamamos de experiential learning: os estudantes aprendem por meio de experiências”. Ela conclui mencionando uma das missões da Rede Batista de Educação, a educação como propósito de vida: “A RBE tem como propósito o aprendizado integral, e na EBI esta integralidade é vivida em toda a sua totalidade quando apresentamos aos nossos estudantes que o ensino da língua e da cultura vivem juntos”.
O Instituto Confúcio proporcionará atividades tradicionais e diversas da cultura chinesa, como escrita, dança, música, artes e culinária. “Além dos cursos regulares de chinês, ofereceremos atividades culturais chinesas e realizaremos importantes atividades de celebração de festivais chineses no Colégio Batista”, conclui o diretor chinês do Instituto Confúcio, da UFMG, professor Liu Yi.
O Instituto Confúcio de Belo Horizonte é resultado da parceria entre a UFMG, o Confucius Institute Headquarters (Hanban) e a Huazhong University of Science and Technology (HUST), localizados em Wuhan, na China. Desde novembro de 2013, o Instituto Confúcio tem se dedicado a oferecer aulas e testes de proficiência em mandarim, atividades culturais chinesas e bolsas de estudo na China. O IC vem ampliando sua atuação também na comunidade externa à UFMG, atendendo instituições de Ensino Fundamental e Médio em Belo Horizonte. Nessa ampliação inclui-se a Rede Batista de Educação, por meio da oferta de mandarim na Escola Batista de Idiomas.