Para muitos pais, levar as crianças para fazer compras no supermercado pode ser uma missão quase impossível. Essa realidade pode ser diferente se os pequenos aprenderem desde cedo a ter uma relação sadia com o dinheiro e a reconhecer a importância da escolha consciente dos produtos antes de colocá-los dentro do carrinho.
Por meio do projeto Supermercado da Criança, os estudantes do 1º período da unidade Floresta do Colégio Batista Mineiro vivenciaram um dia de “gente grande” e entenderam na prática como podem contribuir na hora de ir às compras. Dividida em várias etapas, a iniciativa foi realizada no mês de julho e teve como finalidade recriar um supermercado dentro da sala de aula utilizando apenas embalagens. Dessa forma, as crianças puderam participar de atividades distintas, proporcionando a elas o contato com o mundo real e imaginário, levando-se em conta a criatividade e a interdisciplinaridade.
Durante a primeira etapa, os estudantes participaram de todo o processo de classificação e separação dos produtos para a montagem do estabelecimento fictício. Supermercado pronto, é hora de entrar em ação! Nesta fase, cada criança se revezou para representar personagens. Enquanto alguns faziam as compras, outros ficavam no caixa para registrar os produtos comprados pelos coleguinhas, e os demais se alternavam nas funções de gerente e segurança.
O resultado do projeto não poderia ser diferente. De maneira dinâmica e interativa, os estudantes finalizaram as atividades agregando conhecimentos em educação financeira, organização, identidade, autonomia e consumo consciente.