A preparação para a prova de redação do maior exame do Brasil começa desde cedo no Colégio Batista Mineiro. Por meio do projeto interdisciplinar #rumoàredaçãonota1000noEnem, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Unidade Floresta – Séries Finais preparam-se desde o 1º semestre com aulas interativas que promovem um bate-papo com professores de outros componentes curriculares (disciplinas) do colégio. Além da aprendizagem e do aprimoramento das técnicas para a produção do texto dissertativo-argumentativo, eles colocam a “mão na massa”, praticando redação uma vez por semana.
De acordo com Andréa Cattermol Izar Santos, professora de Língua Portuguesa e Redação, o objetivo do projeto é melhorar o repertório sociocultural dos estudantes por meio de aulas que desenvolvem a integração entre disciplinas e a discussão sobre as grandes áreas temáticas trabalhadas nas últimas provas de redação do Enem. “Os professores trazem músicas, conceitos de sociologia, filosofia, citações, dicas de filmes e séries que contribuem para a construção dessa bagagem de conhecimento tão necessária para a prova. Os estudantes fazem uso desses elementos quando eles constroem a argumentação, enriquecendo o texto e atendendo às competências exigidas pela Exame Nacional do Ensino Médio”, destaca.
Estudante da 3ª série do Ensino Médio durante aula de redação.
Segundo Andréa, é importante que o estudante entenda e perceba a relevância da interdisciplinaridade que a redação traz, pois ela agrega todas as outras disciplinas: na área de Humanas, temos o contexto histórico, a reflexão, os filósofos e a fatores geográficos; na Literatura, o exemplo de personagens e obras; nas Ciências da Natureza, os fatores biológicos, químicos e físicos; na Matemática, os gráficos e números. “Todas elas trabalham em função da redação e são essenciais para a construção do repertório sociocultural dos estudantes ao longo da vida escolar”.
Na última edição do Enem, foram mais de setenta notas acima de 900 pontos alcançadas por estudantes do Batista. Para a professora, o resultado é fruto da preparação dos alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental, por meio das aulas de Redação, em que trabalham as técnicas, o planejamento do texto dissertativo-argumentativo, a pesquisa e leitura, além da prática da produção textual semanalmente. A educadora também destaca o trabalho interdisciplinar entre a equipe de educadores da escola que promovem diariamente o debate de temas atuais com os discentes. “Ao longo do ano, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio têm como meta a produção de 27 a 30 redações. Esse exercício tem contribuído muito na qualidade dos textos e principalmente no desempenho deles no Enem”, ressalta.