Atividade englobou estudantes do Ensino Fundamental e Médio
O Colégio Batista Mineiro tem entre os seus valores a sustentabilidade, e a Unidade Ouro Branco desenvolveu com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio o projeto Echo Sustainability, unindo a arte à sustentabilidade e à conscientização da preservação do meio ambiente.
A ideia do projeto partiu da professora de artes Arlene Alves em meio à preocupação com a forma com que as pessoas têm realizado descartes incorretos de materiais e poluindo o meio ambiente. “Acredito que cada um de nós pode fazer a sua parte; assim, esses impactos negativos podem ser amenizados”, ponderou.
Segundo a professora, uma maneira de melhorar as questões ambientais e de sustentabilidade é trabalhar com as crianças e adolescentes para lhes mostrar o que é preciso para repensar as condutas em relação ao meio ambiente. Foi assim que surgiu o belíssimo trabalho que envolveu os estudantes do Batista, que transformaram o lixo em arte.
Os estudantes dos Anos Iniciais criaram brinquedos e animais reutilizando materiais descartáveis. Já nos Anos Finais, os estudantes criaram telas, esculturas, carros e animais, tudo isso com materiais reutilizáveis.
O Ensino Médio fez releitura de obras, como Noite Estrelada de Vincent Van Gogh, criou croquis de roupas e finalizou com o desfile inspirado na Fashion Week 2004, em São Paulo, em que os figurinos tinham sido feitos pelo estilista internacional Jum Nakao.
A professora de Artes disse que os estudantes receberam a proposta de forma positiva, com entusiasmo, se empenharam, dedicaram e surpreenderam a todos.
As turmas foram separadas em grupos, que então projetaram suas ideias com base na proposta do projeto e no material que usariam. Alguns ficaram responsáveis pela criação do croqui, outros, pela construção das roupas e um terceiro grupo, pela criação das telas.
“O desfile foi para o público interno, com os estudantes e colaboradores do Colégio. Em sala de aula tivemos momentos de discussão do assunto abordado, apresentamos um vídeo e documentários, que nos ajudaram a refletir sobre nossa conduta impactante no meio ambiente”, disse Arlene.
A professora de Artes conta ainda que é muito gratificante fazer parte deste projeto, podendo contribuir com um futuro mais consciente e sustentável. “Todas as propostas do projeto foram cumpridas com mérito e consegui dispensar esse olhar mais crítico da nossa conduta. Vários estudantes me procuraram durante o desenvolvimento do projeto para falar de suas atividades e mudanças a partir dali. A entrega deles foi surpreendente”, finalizou.
O projeto terá continuidade e, nos próximos dias, serão feitas pesquisas para arrecadar dados de como é feito o descarte de materiais nas residências. Em seguida, os estudantes realizarão uma performance na entrada do Colégio, com o objetivo de provocar um olhar mais crítico em relação à conduta com o meio ambiente.