A turma do 5º ano do Colégio Batista Mineiro Unidade Floresta já aprendeu que responsabilidade social e gestão financeira andam juntos. Isso porque, com o projeto Cidadão Teen, os estudantes fazem do horário do recreio um momento especial, no qual o trabalho em equipe entra em ação com o objetivo de adquirir recursos financeiros para ajudar o próximo. A iniciativa vem sendo desenvolvida há mais de 15 anos.
Nessa ação, a turma apadrinha instituições cadastradas no projeto e que não possuem ajuda governamental. A partir disso, os estudantes estabelecem um plano de ação para sanar algumas das necessidades das instituições e é aí que a Lojinha Solidária entra em ação. Eles montam “lojas” para vender lanches para os colegas que, rapidamente, entram no clima e formam uma corrente do bem para ajudar a instituição apoiada.
Na hora das vendas, é lanche para cá, troco para lá, e a meninada se une para alcançar a meta estabelecida para comprar os donativos que irão suprir as necessidades da instituição. Além disso, essa é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem expertise de gestão financeira, empreendedorismo criativo, negociação e planejamento.
A entrega do que foi comprado com o valor arrecadado será feita em outubro, quando o 5º ano também promoverá um momento de confraternização com as crianças, adolescentes ou idosos das instituições.