Ao longo do mês de julho, mais de 50 crianças participaram e passaram pela primeira Colônia de Férias do Colégio Batista Unidade Vila Mariana, em São Paulo. Foram 20 dias de atividades especialmente planejadas para que as crianças se relacionassem de maneira a permitir e potencializar o desenvolvimento de cada uma.
Foram elaborados e planejados espaços e atividades de aprendizagem e divertimento para estudantes de 1 até 10 anos. Separados em grupos/faixa etária, as crianças participaram de jogos, brincadeiras, atividades de culinária, teatro, contação de histórias e oficina de artes, tudo nos espaços da unidade escolar. As atividades foram diversificadas e simples, com elementos que já fazem parte da rotina da criança, mas sempre objetivando o desenvolvimento, a criatividade e a interação de cada uma.
Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir histórias e interagir com personagens e objetos na biblioteca, além de participar das atividades que foram realizadas na quadra e no parque, indo desde jogos cooperativos até o uso de bicicletas, velotrol e patinetes – essas com o objetivo de melhorar a coordenação motora das crianças.
Além disso, uma sala de teatro com fantoches e fantasias oportunizou o desenvolvimento da oralidade e da imaginação na contação de histórias, realizada pelos estudantes. Em uma sala de jogos, os alunos desenvolveram raciocínio lógico e concentração, além de interagir como equipe ou em duplas, ampliando o respeito e companheirismo.
Havia, ainda, uma sala de artes, onde os estudantes exploraram materiais, texturas e cores por meio de pinturas e confecção de objetos com sucata.
De acordo com Alexandre Crittelli, diretor da Unidade, a Colônia de Férias vem sendo pensada e planejada ao longo dos últimos anos e nasceu da percepção de uma necessidade crescente por parte das famílias. “No período de férias escolares, que nem sempre coincide com as dos pais, estes precisam deixá-las em um ambiente seguro, acolhedor e que, em certos aspectos, funcione como uma extensão da própria casa (principalmente no que tange ao socioemocional), em que elas possam brincar, se desenvolver e interagir com outras crianças”, declarou o diretor.
A estreia da Colônia de Férias na Unidade de Vila Mariana foi um sucesso, especialmente considerando o desafio de retornar às atividades presenciais em um contexto pós-pandemia na maior capital do Brasil – as crianças ansiavam muito por esse tempo de brincar e interagir de forma segura. A oportunidade também foi propícia para apresentar o Colégio Batista às famílias que ainda não o conheciam, já que crianças de outras escolas também puderam participar.