Discernimento, gratidão, tolerância, assertividade e pontualidade são algumas das virtudes trabalhadas pela Capelania com os estudantes do Colégio Batista Mineiro durante encontros lúdicos e devocionais, como o Louvor Kids ofertado às crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais na Unidade Castelo. O trabalho pedagógico e evangelizador, que reforça o aprendizado visto em sala de aula, é coordenado pelo Pr. Ozenildo Santos Xavier da Rocha, capelão da Rede Batista de Educação.
Segundo o capelão, o Louvor Kids é uma atividade que visa reforçar o caráter socioemocional das virtudes e valores cristãos trabalhados pelos professores com os estudantes por meio dos materiais didáticos e plataformas digitais do Programa de Formação Ética e Socioemocional Bene. “Planejamos a atividade utilizando uma linguagem dinâmica e acompanhada de música ao vivo, com o uso do violão. Os encontros ocorrem a cada 15 dias na unidade, com as crianças do Maternal I ao 2º período (1 a 5 anos), e na outra semana realizamos o louvor com os alunos do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais (5 a 10 anos de idade)”, explica. Além desse encontro, os estudantes dos Anos Finais (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) também recebem a oferta de atividades cívico-culturais (ACC’s), que trabalham com o mesmo objetivo pedagógico.
Para Pedro Barbieri Soriano de Souza, do 4º ano do Ensino Fundamental, é muito bom ter atividades como essa na escola. “Aprendo coisas novas e adoro as músicas. Algumas delas ainda não sei a letra e tenho a oportunidade de conhecer. E também aprendo a respeitar os meus pais, os meus colegas e os meus professores, a não fazer mal para as pessoas e a não praticar bullying”, diz. Luiz Teodoro Januzzi, também estudante do 4º ano, conta que ama as aulas, porque é muito divertido e aprende muitas coisas importantes sobre Deus. “O Senhor e Jesus são muito importantes para mim. E nos encontros, aprendo que eu tenho que a amar a Deus, a cuidar de mim mesmo e das pessoas”.
Pr. Ozenildo acredita que a música tem papel fundamental no processo de formação dos estudantes. “Ao associar a dinâmica musical com as virtudes do caráter, temos a possibilidade de entregar às famílias e à sociedade algo inovador, pedagogicamente fundamentado e coerentemente conduzido, pois o lema da nossa escola é fazer educação com propósito de vida. A fé e os valores que dela brotam são diferenciais em nossa escola”, afirma.