Com chapéu de ‘cowboy’, os estudantes da Educação Infantil (IV e V manhã e tarde) e do 1.º ano do Colégio Batista Brasil de João Pessoa simularam a ordenha da vaca, numa aula toda aplicada em inglês, explorando o vocabulário.
Segundo a coordenadora Thaiane Pessoa, os alunos estudam algumas atividades realizadas pelo personagem, Mr. Brown do livro (The Farmer Brown). Por esse motivo, achou-se interessante levar a questão da ordenha até os estudantes, visto que a maioria nunca teve uma experiência tão singular.
Como toda criança curiosa, parece que os meninos amaram a atividade: “Eles buscaram compreender e experimentar como seria ordenhar a vaquinha com as próprias mãos. Foi uma atividade lúdica, de conhecimento — pois o leite vem da vaca e não das embalagens que compramos nos mercados — e sensorial, já que eles sentiram o leite que jorrava até o balde”, diz a educadora bilíngue Tatiana Franco.
Sobre o traje, Tatiana contou que estavam uniformizados. “Consegui o chapéu rosa com a escola, e os outros dois chapéus de cowboy são próprios”. A atividade corresponde bem à proposta pedagógica do Colégio Batista. As aulas do ensino bilíngue são ofertadas de maneira dinâmica e lúdica, para que a criança vivencie e desenvolva suas habilidades comunicativas tornando às duas línguas idiomas naturais.