Mateus Senra está no 1º ano do Ensino Fundamental e há poucos dias trouxe para casa a sua primeira medalha de ouro, conquistada no Campeonato Brasileiro de Karatê
O que seria apenas prática de arte marcial com o objetivo de concentração, disciplina e atividade física se tornou amor pelo esporte e o nascer de um atleta. Desde os 4 anos atuando no karatê, até o momento Mateus já participou de 7 campeonatos.
Mateus está atualmente na faixa laranja, terceira faixa do estilo Kenyu-ryu, e faz parte da seleção mineira de karatê. A sua última conquista foi a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê realizado em junho, na cidade de Goiânia.
A família é grande incentivadora. “Enquanto o coraçãozinho do Mateus bater pelo karatê, ele terá todo nosso apoio e incentivo”, afirmam os pais, Albes e Magda Senra.
Hoje, com 7 anos, o estudante-atleta mirim divide os tatames com os estudos e, em casa, já sabe: a prioridade é da educação, como conta o pai. “Os treinos são realizados em horários diferentes da rotina dele de estudo. Tanto eu como a mãe dele afirmamos a ele [Mateus] que a educação é essencial para a formação do ser humano, e é com ela que conquistamos nossos sonhos”, disse.
Por falar em colégio, o Mateus já é sensação entre seus colegas por suas conquistas em campeonatos estaduais. “Sempre que ganha uma medalha, ele [Mateus] a leva para mostrar aos colegas. Todos ficam admirados e já sabem como ele ama o karatê, pois, nos intervalos está Mateus realizando alguns movimentos do esporte”, conta o pai.
Com a pouca idade, Mateus entende que o que importa ao participar das competições é a diversão e dar o seu melhor. “Ganhar ou perder, faz parte. O mais legal é estar lá para se divertir. Quando conquisto uma medalha, sei que dei o meu melhor, e isso também é muito legal”, disse.