Carolina Costa Leindecker, 15 anos, é referência entre os estudantes da prática da patinação artística sobre rodas
O Colégio Batista Brasil Porto Alegre tem entre seus estudantes atletas que competem em diferentes esportes e modalidades. A estudante Carolina, da 1ª série do Ensino Médio, é uma delas, e há 10 anos pratica patinação artística sobre rodas.
Quando criança, Carolina pediu patins aos pais, e o que começaria como brincadeira e lazer se tornaria profissional. “Fazia ginástica artística e sonhava em seguir os passos da minha mãe, que foi atleta desta modalidade. Mas, ao acompanhar a prima em eventos recreativos da patinação, fiquei muito empolgada em aprender. A partir daquele dia, senti uma afinidade por aquele esporte que comecei a praticar e amar cada dia mais”, disse.
Até o momento, Carolina conquistou 105 premiações. Na sua última competição, conseguiu conquistar os jurados do Campeonato Gaúcho Juvenil de Patinação Artística – Categoria Internacional com seu movimento e acrobacias impecáveis. A estudante e patinadora ficou com o primeiro lugar na modalidade Livre Individual e em terceiro lugar na modalidade Dança.
Com muito empenho e dedicação, Carolina dedica um bom tempo do seu dia a treinos e, em alguns momentos, precisa viajar para competir. Mas tanto ela como a família sabem da importância da educação, e por esta razão encontram no Colégio Batista Brasil Porto Alegre o apoio necessário, principalmente em dias de competição. “Quando Carol tem competições em dias de provas ou avaliações, reagendamos, para que não se prejudique”, conta a diretora Daniela Zilz.
Ainda de acordo com a diretora, o Colégio Batista Brasil Porto Alegre incentiva os estudantes à prática de esportes. “Pois um estudante atleta é um estudante com características importantes, como foco, persistência, dedicação. Essas características são muito importantes para seu desenvolvimento escolar, seu lado cognitivo, em relação à aquisição de conhecimentos”, completa.
Os pais, Andréa Costa Leindecker e Antônio Augusto Leindecker, confirmam este acolhimento da instituição de ensino com Carolina e o esporte. “O Colégio Batista tem papel fundamental na vida esportiva da nossa filha. Está sempre aberto a adaptações que se fazem necessárias por conta dos treinamentos e competições que a Cacá participa. O Colégio é muito incentivador na prática do esporte, seja qual for”, dizem.
A estudante-atleta já entende a sua influência ao falar sobre a importância do esporte em sua vida. A mãe Andrea conta que os colegas do Colégio sempre a procuram para saber a visão dela sobre o esporte. “A Cacá é uma menina muito sociável e, como vive dentro do esporte desde muito pequena, está sempre compartilhando sua vivência com os colegas do Batista, suas conquistas e derrotas, frustrações, sentimentos e até sobre as viagens que o esporte a proporciona”, conta.
A família é a grande incentivadora da Carolina na prática da patinação artística sobre rodas. “A minha família é muito importante, eles me apoiam muito e estão sempre dispostos a fazer qualquer coisa pelo esporte que escolhi. Meus amigos também me ajudam muito”, afirma.
Os pais reconhecem a importância do amor, compreensão e diálogo com a filha para o esporte que escolheu. “Entendemos que o papel familiar é de extrema importância, pois ser atleta de esporte amador no Brasil é algo que exige muito, desde organização, disciplina e sacrifícios financeiros, que envolvem e sensibilizam amigos e familiares”, afirmam os pais.