Foram as aulas da professora Bárbara Ferreira que despertaram no estudante Amaro Lança, da 1ª série do Ensino Médio, o interesse para a área de biológicas. “A professora Bárbara tem uma paixão muito grande pela matéria que leciona. As aulas são muito dinâmicas e até os estudantes que não gostam de Ciências conseguem aprender. O jeito dela me inspirou a querer estudar mais sobre temas como bioquímica, ecossistemas e desenvolvimento dos seres vivos”, diz.
Agora, a paixão iniciada dentro das paredes da unidade Floresta do Colégio Batista Mineiro também poderá ser vivenciada no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É que o jovem foi selecionado entre mais de 1000 inscritos para participar do programa Clubes de Ciência (CdeC), desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard, localizada em Massachusetts (EUA), e promovido dentro da universidade mineira.
O objetivo dos Clubes de Ciências é despertar o interesse científico em estudantes do Ensino Médio e da graduação por meio de oficinas e mentorias gratuitas ministradas por pesquisadores de Harvard e de outras universidades internacionais de excelência.
Na edição deste ano, foram montados cinco clubes com 20 estudantes cada. Amaro integra o grupo “Combatendo epidemias”, que busca discutir como as populações sofreram e enfrentaram diferentes problemas de saúde. “Foi a professora Bárbara que me incentivou a participar do Clube de Ciências. E foi ela quem me explicou que o clube ‘Combatendo epidemias’ seria o mais próximo dos temas que gosto na área de ciências. Estou muito feliz com esta seleção, porque dentro de uma universidade terei a oportunidade de aprofundar conhecimentos específicos da área em que quero atuar no futuro”, afirma o estudante.