Seis estudantes do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro Unidade Floresta foram selecionados para participar do Torneio Nacional de Programação 1.0, promovido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). A competição reúne equipes de escolas de várias partes do Brasil e será realizada nos dias 27 e 28 de setembro, dentro das atividades da 37ª Feira Tecnológica do Inatel (Fetin), em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.
Instituição de ensino inovadora e que busca ofertar o que há de mais moderno em educação, o Colégio Batista tem interagido com instituições que proporcionam experiências extracurriculares que contribuam para a escolha profissional e ampliem a visão de mundo e o repertório cultural dos estudantes. O Inatel é uma dessas instituições, uma vez que “é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia e tem se consolidado no Brasil e no exterior como um celeiro de grandes talentos”, conforme ressalta a diretora das Séries Finais da unidade Floresta, Cláudia Beatriz.
De acordo com a diretora, no primeiro semestre deste ano, o Inatel realizou no Batista o curso Programação 1.0. Cláudia explica que, além de colocar os estudantes em contato com a programação, o curso funciona como uma etapa local que lhes dá a oportunidade de participar do Torneio Nacional de Programação 1.0. A primeira etapa contou com a participação ativa e espontânea de aproximadamente 80 estudantes do Ensino Médio do Colégio Batista. Dessa turma, foram escolhidos para competir no torneio os estudantes da 2ª série Pedro Francisco Staino Santayana e Rafael Ramos Simas, e, da 3ª série, Daniel Gonçalves Laranjo, Diego Bernardes Rafael Pincer, Marcos Fernando Rezende de Oliveira e Mateus Henrique Ferreira Magalhães. Erika Macedo é a coordenadora e André Miranda o técnico da equipe.
Além de ser uma oportunidade de aprender mais sobre programação, o curso do Inatel estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe. O projeto contribui ainda para a tomada de decisões e resolução de problemas e desperta o interesse pelo empreendedorismo, motivando os participantes na busca constante de conhecimento. Agora, todo esse conhecimento adquirido pelos estudantes será colocado à prova no torneio! Todos do Batista ficam aqui na torcida!