Matheus sempre sonhou com a carreira na Medicina e reconhece que as vivências passadas no Colégio o fizeram e ainda o fazem ser protagonista da sua vida
O Colégio Batista Mineiro tem como missão contribuir para a educação do ser humano em toda sua integralidade mental, social, cognitiva e espiritual, com uma formação que une o melhor do conhecimento científico ao desenvolvimento socioemocional, com base nos princípios e valores cristãos.
Assim foi com o ex-estudante do Colégio Batista Mineiro Uberlândia, Matheus Ladir Pereira Vieira de Morais. Hoje ele é 1º Tenente Médico do Exército Brasileiro e residente do programa de Clínica Médica do HMASP. O oficial concorreu à vaga para a residência do hospital militar, bastante concorrida, passando por três fases: prova escrita, prova prática e entrevista com análise curricular. Ao chegar na terceira e última etapa, Matheus se surpreendeu com o interesse dos entrevistadores pelas suas conquistas na época do Colégio.
“Apesar de publicações, trabalhos, congressos e outras atividades acadêmicas relevantes na medicina, o que saltou aos olhos da banca foram conquistas obtidas durante minha formação desde o período fundamental e médio, como prêmios em torneios de robótica e medalhas em olimpíadas nacionais de conhecimento”, conta.
A escolha pela medicina veio no fim do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro Uberlândia, mas Matheus também cogitou a engenharia mecânica, por conta dos projetos que vivenciou com a robótica e astronomia.
“Sempre notei no CBM um grande interesse no ensino além do básico e do obrigatório. De levar o estudante a saber tudo que precisava para o vestibular, mas não só isso, de impulsioná-lo a buscar atividades de que ele gostasse e que agregassem conhecimento e oportunidades”, afirma.
Matheus entrou para o curso de medicina na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aos 17 anos. Com esta idade, ele pôde perceber como a educação no Colégio Batista Mineiro Uberlândia o fez protagonista da sua vida acadêmica.
“Na UFU participei de ligas acadêmicas, me classifiquei no programa ‘Jovens talentos para a ciência’ da Capes/CNPQ, fui do diretório acadêmico, fui monitor, elaborei e apresentei trabalhos em congressos nacionais, enfim, tive grandes oportunidades de crescimento profissional”, disse.
Nos tempos do Colégio, participou de importantes campeonatos como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em que ganhou medalha de ouro, e também da fase internacional dos principais torneios de Robótica, recebendo o troféu Jovem Mentor em um destes torneios, o First Lego League, além da classificação de sua equipe para a etapa nacional.
O Colégio Batista Mineiro Uberlândia sempre terá um lugar especial no coração do Matheus. “Levo a crença de que, com o direcionamento e apoio corretos, é possível traçar e alcançar sonhos e objetivos elevados, mesmo que pareça difícil, sempre mantendo a ética, a integridade, o caráter e a fé como as bases pessoais e profissionais de toda a jornada”, conta.
O diretor do Colégio Batista Mineiro, Marciley Neves disse que ao ouvir depoimentos como o do Matheus reafirma o programa pedagógico diferenciado que tem a instituição. “O CBM carrega esta vontade intrínseca de fazer a diferença na vida das pessoas, através da educação com propósito de vida vislumbrada nesta história do Matheus Ladir, bem como a busca incansável do Colégio em criar sinergias e objetivos entre pessoas, em prol de um objetivo comum, que é a educação integral”, afirma.