Aprender um novo idioma é descobrir possibilidades diariamente, é explorar novas culturas, é apaixonar-se por novas palavras, é praticar o aprendizado em família, com os amigos e se divertir. A aprendizagem de duas ou mais línguas pode proporcionar inúmeros benefícios para o ser humano, como a ampliação das habilidades cognitivas e até mesmo prevenir doenças mentais.
Você, pai e mãe, sabem quais são os benéficos da educação bilíngue?
Uma das premissas da educação bilíngue é utilizar a língua como ferramenta para aquisição de conhecimento. Desse modo, uma criança que precisa aprender, por exemplo, as partes de uma planta estuda este conteúdo de Ciências em Inglês, de forma prática no dia a dia da aprendizagem escolar, tendo a oportunidade de explorar e praticar o idioma na sala de aula, em casa, com os amigos, explica Rita Miranda, coordenadora do Batista Bilíngue.
Na infância, o cérebro da criança tem maior capacidade neuronal. Cada neurônio infantil é capaz de fazer milhares de sinapses cerebrais; já na vida adulta este número pode cair pela metade, é o que explica a educadora. Segundo Rita, outra vantagem de ser inserido no ensino bilíngue o quanto antes, é porque neste período meninos e meninas aprendem intuitivamente, estão prontas para o novo e sem filtros sociais se arriscam mais.
“O aprendizado dá-se pela interação, pela observação, sons, ambiente e gestos, dessa maneira todo processo ocorre naturalmente para eles. Eles não estão preocupados com o estudo sistemático da língua, como listas de vocabulário, regras gramaticais, exercícios de fixação, estando em um ambiente em que sejam expostos à língua inglesa, eles vão aprender de forma natural, da mesma forma que aprenderam a língua materna”, ressalta.
MITO
A mistura de idiomas nessa fase é muito comum. A criança ainda não está amadurecida no processo de aquisição das duas línguas, é o que explica Rita Miranda. “Ela mistura uma língua com a outra procurando dar sentido e significado a sua comunicação. É um transitar em duas línguas, construindo conhecimentos e habilidades para se comunicar”.
VERDADE
As línguas têm um padrão muito similar de desenvolvimento e a criança tem a seu favor maior acuidade auditiva. “Ela tem a capacidade de perceber nuances de sons que um adulto por sua vez não tem e também possui a seu favor o fato de que a matriz fonológica não está formada, portanto ela consegue repetir sons e pronunciar as palavras com mais facilidade”, destaca Rita.
MITO
De acordo com a educadora, o cérebro não faz distinção entre as línguas, armazenando-as em locais diferentes, não são dois monolíngues separados. O cérebro é capaz de assimilar diferentes idiomas, criando o repertório linguístico que será acessado quando necessário. Os processos são bem semelhantes aos de aquisição da primeira e segunda língua. “Primeiramente nós aprendemos os sons que se transformam em palavras, estas que se tornam frases e que formam discursos”.
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