O culto de aniversário foi realizado no Teatro Maddox e reuniu profissionais da educação, autoridades, estudantes, famílias e comunidade escolar
Uma noite especial merece as mais verossímeis palavras, músicas, homenagens, fé e respeito para com uma instituição de ensino centenária, o primeiro Colégio da Rede Batista de Educação (RBE), que tem como missão, educar o ser humano em toda sua integralidade mental, social, física, cognitiva e espiritual.
O capelão-geral da RBE, pastor Rubens Cordeiro, foi o cerimonialista da celebração. As boas-vindas aos convidados foram feitas por ele, que logo em seguida lembrou que em toda celebração de aniversário do Colégio é Deus quem merece gratidão por todas as conquistas e bênçãos dadas ao conduzir a história do Colégio.
“O nome de Deus merece a honra e a glória por todas as vitórias, por todas as conquistas durante esse tempo e pelas bênçãos. Estamos aqui em uma celebração de ação de graças pelas maravilhas de um Deus que conduz a nossa história e cada passo pelo caminho da educação”, conta.
Chamado ao palco, o anfitrião da cerimônia, o Diretor-geral da Rede Batista de Educação, professor Valseni Braga deu início às comemorações e aproveitou para fazer uma reflexão sobre o que são os 106 anos da instituição de ensino.
“Nesta noite especialíssima para a nossa comunidade escolar, faço uma reflexão sobre o que são esses 106 anos. São poucas instituições que ultrapassam um século. O nosso Colégio Batista Mineiro chega a essa idade, por fazer um trabalho diferenciado e, a cada ano, se adapta às novas gerações, o que conforta e acolhe muitas famílias. E o mais importante, por reconhecer Deus e colocar profissionais da educação e colaboradores dedicados e competentes para ofertar tanto a ciência, os valores e princípios cristãos como divulgar o nosso propósito de vida: a educação integral”, afirma.
O diretor-geral da RBE ainda pontuou o cuidado e o carinho da mantenedora do Colégio, a Convenção Batista Mineira, com a educação e com o educar o ser humano. Valseni lembrou dos fundadores do Colégio, o casal de missionários americanos professora Ephigênia e Dr. Otis Maddox. A sala da casa deles se tornou uma sala de aula, e partindo daqueles 13 estudantes, hoje a instituição de ensino se tornou a Rede Batista de Educação, que atende mais de 13 mil estudantes em suas 19 unidades por Minas e pelo Brasil.
“Com o acolhimento da nossa mantenedora e a história que começou a ser construída pelo casal Maddox, me sinto privilegiado por vivenciar o ensino dos professores no processo da educação integral e de auxiliar o protagonismo do estudante para se tornar um ser humano diferenciado na sociedade, capaz de transformá-la mais ética, justa e solidária. Deus nos abençoe, e que possamos continuar nesse caminho”, disse.
Momento histórico do Colégio Batista Mineiro
Para esta celebração, o pastor Rubens convidou dois estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Tamar da Cruz de Castro e Emanuel da Silva, para falar sobre as três cores que sobressaem no escudo da instituição de ensino, o vermelho, o amarelo e o azul. Eles também contaram a respeito do período de 1921 a 1927, em que o Colégio teve seu segundo diretor, o doutor e professor Morgan, conhecido por sua dedicação e amor à educação e por acreditar no ensino da ciência e da fé ofertado pelo Colégio, além da sua fé em continuar a construir o caminho do educar.
Mensagem
O pregador convidado a dar a palavra nessa noite de comemoração foi o pastor da Igreja Batista da Vila Mariana, localizada na cidade de São Paulo, professor Darcy Sborowski. Durante a sua fala, ele compartilhou com os convidados que a educação com propósito se faz com educadores que impactam e estudantes que compactam.
“Educadores impactam, ensinam com sabedoria para a vida. O sábio é a fonte de vida. E vocês, professores, sabem disso, pois trabalham em um Colégio que completa 106 anos com o propósito de educar. Vocês tocam no coração e na alma daquele estudante, e ele se torna um grande profissional. O protagonismo dele se torna persistente com a educação ofertada sobre a ciência, a emoção e a fé”, disse.
Homenagem
O reconhecimento pelo trabalho realizado no Colégio Batista Mineiro já se tornou tradição e exemplo, com homenagens aos colaboradores que comemoram 40, 30, 20 e 10 anos de serviço à instituição.
Colégio Batista Mineiro BH – Floresta
O primeiro Colégio da Rede Batista de Educação (RBE) foi inaugurado em 1º de março de 1918. Aquela pequena turma de apenas 13 crianças, que nasceu do sonho de Deus dado aos missionários Ephigênia e Otis Maddox, evoluiu e hoje é uma rede de 19 colégios e outras escolas de apoio, atendendo a mais de 13.000 estudantes e suas famílias, com 2.100 professores e colaboradores.
A RBE é mantida pela Convenção Batista Mineira.
Venha saber mais sobre a história do Colégio e a sua educação integral de excelência no Colégio Batista Mineiro BH – Floresta