“A partir de qual idade meu filho pode começar a ajudar nas tarefas da casa?” Essa é uma dúvida comum entre os pais de crianças. Afinal, é imprescindível saber quais atividades elas já estão preparadas para aprender e executar de forma segura.
A boa notícia é que, mesmo bem pequenos, há tarefas possíveis de serem feitas por eles. E são inúmeros os benefícios de motivá-los a ajudar nas atividades em casa. Entre elas, é que esse processo torna a criança mais independente e autônoma.
Além disso, a criança aprende a ser mais responsável e a valorizar o trabalho feito por terceiros dentro do lar. Ao ajudar nas tarefas da casa, os pequenos irão ainda se sentir mais parte da família e aprender a trabalhar em equipe, já que muitas coisas irão fazer junto com os pais ou dos irmãos mais velhos.
Essa participação no lar contribuirá também para o desenvolvimento motor e cognitivo, além de ajudar no desenvolvimento social e, futuramente, profissional. Mas atenção: tudo deve ser feito com a supervisão da família.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios de incentivar o seu filho a contribuir nas tarefas de casa, veja qual atividade ele pode executar de acordo com cada faixa etária!
Nesta idade, os pais já podem ensinar ao filho sobre conceitos de organização. Isso pode ser feito, por exemplo, ensinando a criança a recolher os brinquedos e até mesmo a jogar as fraldas no lixo.
Nessa faixa etária, a criança pode auxiliar na arrumação dos materiais que leva para a escola e a guardar outros objetos nos armários da casa. Atividades como ajudar a arrumar a caminha e regar as plantas também já podem ser aprendidas pelos pequenos.
Nessa idade, a criança já desenvolveu melhor as habilidades motoras. Sendo assim, ela consegue fazer mais tarefas da casa. Entre elas, estão: recolher com mais facilidade o lixo, ajudar a dar banho no cachorro, passar pano na mesa onde comeu, dobrar as roupas, colocar as roupas sujas no cesto.
Nessa idade, o filho consegue desempenhar as tarefas da casa com mais autonomia. Isso porque passou a ter mais noção de perigo e mais coordenação motora. Dessa forma, você já pode deixá-lo lavar a louça, varrer a casa, passar aspirador de pó, ajudar você a preparar lanches, colocar o lixo para fora, ajudar a cuidar do animalzinho de estimação da família, entre outros.
A partir dessa idade, o filho poderá executar atividades como ajudar nas compras no mercado, ajudar lavar o carro e arrumar a mesa para o almoço e jantar. Como nessa faixa etária as crianças têm já podem executar tarefas que exigem mais responsabilidade, uma dica é conversar com elas sobre o que gostam de fazer e como acreditam que podem contribuir com os afazeres da casa.
Como você viu, as crianças têm a capacidade de realizar inúmeras tarefas da casa. Porém, é importante que os pais sempre respeitem o tempo de os filhos executarem cada ação. Além disso, a família deve tomar os cuidados necessários no que diz respeito à segurança deles.
Outra questão superimportante é não delegar funções como forma de punição. O trabalho dentro de casa deve ser estimulado como uma forma de crescimento para o filho. A ideia é utilizar esse processo a favor da educação dos filhos. Afinal, a fase da infância tem um grande impacto na maneira em que uma pessoa irá se desenvolver para o resto da vida.
Sendo assim, os pais devem ter cuidado com o que é ensinado dentro de casa, mas também fora dela! Por isso, conheça o trabalho do Colégio Batista Mineiro realizado no Berçário e na Educação Infantil, cujo objetivo é potencializar o desenvolvimento completo de cada aluno!