Atividade realizada com estudantes do 4º ano foi importante para a reflexão e entendimento de ações que causam algum tipo de desconforto a outra pessoa
O Colégio Batista Brasil Porto Alegre une, em seu projeto pedagógico consistente, o melhor do conhecimento científico ao desenvolvimento socioemocional. Por esta razão, oferta aos seus estudantes um processo educativo que, por meio do ensino de virtudes e valores alinhado a estratégias educacionais de alto desempenho, prepara o estudante para fazer diferença na sociedade.
A educação socioemocional orientada pelo programa Bene:) faz com que os educadores, por meio de conversas e leituras usadas nas atividades em sala de aula, auxiliem os estudantes a compreenderem a necessidade do combate a atitudes desrespeitosas e prejudiciais ao convívio, seja no Colégio ou na sociedade, como é o caso do bullying. Para tanto, o Colégio promove prevenção, esclarecimento e conscientização sobre o assunto.
A prevenção abre espaço de reflexão e de cuidado, atua com a verdade, para que atitudes negativas deixem de existir em locais e espaços saudáveis. Sendo um lugar de educação, o Colégio pode gerar mudanças nos estudantes e naqueles que estão ao seu redor.
Assim, a professora Karen Prestes Henrique Link organizou, com as turmas do 4º ano, um momento de reflexão com os estudantes sobre como uma fala ou uma situação podem afetar desrespeitosamente o outro.
“Depois dessa reflexão, pedi que escrevessem em papéis, sem colocar os seus nomes, algumas atitudes que por vezes podem ter gerado desconforto em algum colega”, conta.
Depois de entregues à educadora, foi feita a leitura das anotações. Ao final, todos conversaram sobre o bullying, suas consequências e como pode ser evitado. “É importante dizer que os estudantes sabem e conseguem identificar situações que resultam em bullying, mas com esta atividade eles perceberam melhor de como algumas das ações escritas no papel, que pareciam ser brincadeiras, podem gerar tristeza e vergonha”, afirma Karen.
Ainda de acordo com a professora, as crianças puderam refletir melhor sobre suas atitudes para com os colegas. “Elas entenderam melhor a atenção que precisam ter em relação a atitudes desrespeitosas e qual é o limite entre brincadeira e ofensa, além de pensar no impacto que podem causar na vida do outro”, disse.
Para completar, Karen reafirmou o compromisso do Colégio Batista Brasil com o seu propósito, a educação do ser humano em toda sua integralidade mental, social, física, cognitiva e espiritual.
“O nosso Colégio é um local de pertencimento e referência saudável para os estudantes. É um espaço de aprender para a vida, de se tornar um cidadão melhor, de formar pensamento crítico, de inclusão e de não gerar preconceito. A escola trabalha a prevenção e, a partir desse olhar, é possível minimizar o sofrimento e auxiliar os estudantes e a comunidade escolar a se tornarem agentes do bem, pessoas que marcam a vida de outros de forma saudável”, afirma.
O Colégio Batista Brasil Porto Alegre possui uma placa “Nossa escola é anti-bullying” e tem um lugar especial de acolhimento, empatia, segurança para os estudantes.