A Rede Batista de Educação está sempre inovando quando o assunto é educação, e o Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/ Séries Finais inaugurou, em 2023, os novos laboratórios de Ciências da Natureza – Química, Física e Biologia, projetados com tecnologia de ponta, proporcionando um ambiente moderno e inovador para os estudantes.
Esses laboratórios possuem equipamentos de última geração, muitos deles encontrados em laboratórios de universidades. Isso permite que os estudantes realizem experimentos, análises precisas e observações detalhadas, aprimorando assim o conhecimento nessas disciplinas científicas essenciais.
De acordo com a coordenadora de Física e Química, Priscila Guerra, os novos laboratórios possuem uma excelente estrutura, com reagentes, bancadas e lousa digital, em que o professor pode escrever ou projetar informações no computador. “Outro diferencial do Batista é a lousa eletrônica integrada com o computador. Assim, os estudantes podem fazer o experimento com os materiais, mas também pesquisar na lousa digital ou o professor pode complementar a aula experimental com as explicações nela”, pontuou.
Existem duas vertentes para a importância das aulas de laboratório, e o Colégio Batista Mineiro usa ambas. “A primeira vertente é o estudante investigar cientificamente um fato antes de aprender com o professor. Então, ele vai realizar o próprio método científico, sem saber a resposta. Dessa forma, o estudante observa os experimentos, levanta as hipóteses, tece as explicações e comprova ou não as hipóteses levantadas. A segunda vertente é comprovar aquilo que já foi estudado pela ciência. O estudante já entendeu o conceito, vai para o laboratório verificar como funciona na prática”, afirmou Priscila Guerra.
As duas vertentes de abordagem do laboratório, tanto a investigativa quanto a comprobatória, são importantes para o processo do desenvolvimento criativo dos estudantes.
Segundo a coordenadora de ensino de Ciências e Biologia, Renata Frizeiro, os novos Laboratórios de Ciências da Natureza – Biologia, Química e Física são individualizados, mas totalmente conectados. “Os laboratórios ganharam designs modernos, amplo e adaptado a cada componente curricular da área de conhecimento”, disse.
O espaço está adequado às atividades experimentais da Formação Básica, marco de identidade no Batista e, agora, no Novo Ensino Médio, aos itinerários formativos presenciais, como ‘Bem-estar e saúde’, ‘Ambienta-se’ e ‘Investigação forense’, além do núcleo articulador de investigação científica, criado para o Ensino Médio.
O Laboratório de Ciência da Natureza está disponível para todos os estudantes do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta, tanto das Séries Iniciais quanto das Séries Finais.