A Rede Batista de Educação tem a missão em contribuir para a formação do ser humano por meio da educação integral orientada pelos valores cristãos. Há 12 anos, a Capelania do Colégio Batista Mineiro – Unidade Floresta realiza encontro que trabalha este compromisso com os estudantes. Por meio de testemunhos reais e inspiradores, a iniciativa tem o objetivo de levar a uma reflexão sobre como Deus age e espera que seus seguidores ajam em suas vidas. A ação é destinada a estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e conta sempre com palestras e apresentações artísticas.
Neste ano, ex-estudantes procuraram a organização do projeto com o pedido de contribuir com palestras inspiradoras para os estudantes. “O testemunho destes ex-estudantes se torna um incentivo a mais para os que estão aqui hoje, afirma o comprometimento e acolhimento com a formação humana e cristã do Colégio Batista. Estamos felizes e gratos a Deus”, conta a coordenadora da Capelania, Carolina Muniz.
A convidada e ex-estudante Sara Gusella falou sobre seu amor pela literatura desde os tempos do colégio, e contou que hoje é escritora com livros publicados e empreendedora de projetos literários. “Foi emocionante voltar ao Colégio Batista e poder falar da minha jornada de estudante a escritora publicada no gênero ‘ficção cristã’, glorificar o Senhor por tudo que ele fez na minha vida desde então e também encorajar os alunos a acreditarem nos seus sonhos, por mais diferentes que eles possam ser”, disse.
O ex-estudante Dervy Júnior estava de férias no Brasil. Hoje mora em Londres e é engenheiro químico. Mas quem entrou em contato para contar esta história foi o pai Dervy Gomes, também ex-estudante. De acordo com Carolina, o pai ligou emocionado para contar como o colégio e a presença de Deus são importantes na trajetória de vida do filho. “Acho importante citar as palavras do pai: ‘como Deus é bom e misericordioso’ pelas etapas que o Dervy Júnior teve de passar para chegar onde está”. Segundo ela, o pai fez um agradecimento especial ao colégio, que faz parte da história da sua família.
Dervy Júnior descreveu aquele momento com os estudantes. “O meu intuito foi transmitir valores, tranquilizar, pois já estive onde eles estão. Os sonhos podem ser realizados, e o colégio foi importante para a minha formação pessoal e profissional em dedicar e persistir no que quero alcançar. A vida é difícil, mas tudo é possível; tem que confiar, principalmente, em Deus”, disse.